Além das terras - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 20/09/2021

Status:

Corrigida
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Convém lembrar, (Sem vírgula) que a data 19 de abril é conhecida como o dia do índio,uma homenagem aos primeiros habitantes do Brasil. Essa data é comemorada em todo Brasil e por todos os brasileiros,sendo conscientizada nas escolas,pois este dia é relevante para a história nacional e cultural do Brasil. Apesar disso, muitos indígenas estão lutando e clamando por seus direitos, (Sem vírgula) desde a proposta do marco temporal, que põem em risco e vulnerabilidade muitas famílias,uma cultura histórica e o meio-ambiente meio ambiente(Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) Ademais,em 5 de outubro de 1988,a Constituição federal reconheceu aos índios o direito às terras que originalmente e tradicionalmente ocupavam e a União tinha a obrigação de demarcar,proteger e fazer respeitar esses direitos referentes às terras; (Ponto final) Entretanto (Vírgula) recentemente o debate em relação ao marco temporal tem posto em ameaça esses direitos territoriais. O marco temporal é defendido por grandes setores da sociedade,ainda mais por aqueles que são de exploração agricólas agrícola,e possui a tese de que os índios só possuem direitos aos territórios que ocupavam até a promulgação da Constituição em 1988. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Reveja a estratégia coesiva) Percebe-se (Vírgula) na verdade,que isso vai além dos direitos indígenas e afeta toda sociedade brasileira,pois também existe a exploração ambiental em virtude da ambição humana. Esses grandes setores desejam arrecadar mais economicamente e para isso é necessário mais matérias-primas,é necessário explorar e desmatar mais florestas, (Sem vírgula) para manter suas linhas de produções. E toda essa exploração ambiental impacta negativamente no nosso cotidiano com a poluição do ar,a chuva ácida,a degradação costeira e marinha,o efeito estufa e assim por diante.Embora afete também a sociedade ,muitos ao invés de se unir aos indígenas nessa mobilização,na verdade os atacam:como na mobilização pacífica que eles foram recebidos com bombas pelos PM (Desenvolva a sigla),agridem ou nem dão o valor que eles possuem e nem se importam (Reestruture essa ideia). Apesar desse povo possuir uma data que é comemorada por muitos,eles na realidade são esquecidos pela sociedade brasileira. (Apresente as discussões com clareza e produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto (Vírgula) deve-se respeitar e assegurar os direitos que os indígenas possuem,pois o art.6°diz o seguinte: “São direitos sociais à educação, à saúde, à alimentação, o trabalho, à segurança, o lazer, à moradia..." e criar uma mediação pacífica com a bancada ruralista, conscientizar a sociedade sobre o verdadeiro significado da data 19 de abril, criar palestras e eventos que interaja o jovem com o cotidiano do índio para respeitar e compreender a diferença cultural. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200