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Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 20/09/2021

Status:

Corrigida
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''Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são'' (Melhore a construção de sentido). A metáfora de "Macunaíma", livro de Mário de Andrade, criticava várias mazelas brasileiras. Embora de 1928, a obra é atualizada pelo ´´marco temporal´´, medida criada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que torna as terras não povoadas por tribos indígenas a partir de 1988- data de promulgação da Constituição atual- disponíveis para o avanço agropecuário. Assim, o STF deve voltar atrás de tal decisão que atinge de forma negativa os índios, e o corpo social deve ser conscientizado. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) A priori, para que as tribos indígenas tenham suas terras, proteção e cultura assegurados, é mister que o ''marco temporal'' deve ser extinto pelo judiciário. Sob esse viés, é importante entender que antes da constituinte de 1988, muitos índios sofreram forte repressão- por parte dos fazendeiros - ou tiveram contato com doenças que ocasionaram no seu deslocamento (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, muitas terras que não estavam habitadas por tribos antes da implementação da nova Constituição, (Sem vírgula) pertenciam aos grupos indígenas. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é importante entender que ações como o ''marco temporal'' , bastante defendida pela bancada ruralista no Congresso, é resultado da falta de instrução de toda a população- incluindo fazendeiros, latifundiários, etc... - no que se refere à história e cultura das tribos indígenas. Fato que pode ser explicado através do conceito de ''Contrato Social'' (Vírgula) de Jean Jacques Rousseau, que diz que a sociedade civil deve interferir na política com o fito de impedir que a ''barbárie'' se instaure. Portanto, as associações comunitárias devem se conscientizar a fim de alavancar o reconhecimento dos índios para a formação do país. (Explore o argumento com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Destarte, cabe ao STF conter o ''marco temporal'' e ao Ministério da Educação oferecer aos alunos a oportunidade de aprofundar na história e cultura indígena. Por meio de um curso gratuito oferecido pelas escolas públicas os estudantes terão acesso a toda história e cultura das tribos indígenas no Brasil, fortalecendo o reconhecimento dos índios. Para isso, o Estado deve investir para que esse curso possua um horário distinto ao da escola regular. Desse modo, com o fim do '' marco temporal'' e a educação (Melhore a construção dessa ideia) , os indígenas conseguirão assegurar sua segurança e a manutenção de sua cultura, e o Brasil '' terá menos saúva e mais saúde''. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200