Os indígenas são um dos povos que foi mais marginalizado através da história do Brasil. Atualmente existem dezenas de comunidades indígenas em nossas matas ao redor do país inteiro que sofrem pela luta de seus direitos a há anos, sendo a principal as dos direitos sobre as suas terras.
Povos indígenas se instalaram no Brasil bem antes dos descobrimento do país e o marco temporal não é novidade para os povos indígenas uma vez que os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) os vêm lutando com o mesmo problema de invasão e delimitação de suas terras desde o descobrimento do Brasil (Vírgula) quando os povos que aqui habitavam foram invadidos e saqueados do que por direito era seu. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Isso não ocorre, no entanto, por insuficiência de leis visto que existem leis de proteção aos povos indígenas e seus direitos há décadas no Brasil. É direito de qualquer povo o direito à educação, saúde e (Vírgula) principalmente, às terras. Então (Vírgula) as delimitações forçadas e sem consentimento dos povos além de irem contra estas leis também acabam gerando rupturas de famílias, culturas e ambientes que ali estavam instalados..É necessário então que os direitos dos indígenas sejam protegidos e respeitados. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Diante disto (Vírgula) faz-se se faz necessário a prática das leis de proteção uma vez sancionadas para preservação do povo e seus direitos para que assim os povos possam viver em seus plenos direitos. E também a consolidação de mais leis que protejam os povos brasileiros (Vírgula) assim como debates que sejam levados mais a sério pelos governantes de nosso país. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |