Nossa história não começa em 1988 - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 20/09/2021

Status:

Corrigida
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Nas escolas, é comum aprender a história do Brasil a partir da chegada dos colonizadores, ignorando a existência dos povos originários que aqui habitavam, o que perpetua o apagamento de suas etnias (Melhore a construção dessa ideia). Semelhantemente, o marco temporal; (Sem ponto e vírgula), tese em defesa de permitir que os indígenas possam reivindicar apenas a demarcação das áreas, (Sem vírgula) as quais, (Sem vírgula) estivessem estabelecidos até a data da promulgação da Constituição federal; (Vírgula) ignora todo o histórico de lutas desses povos por suas terras, desconsiderando os problemas que os fizeram perder territórios, promovendo da mesma forma o desaparecimento da cultura nativa do país. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O início desses conflitos (Vírgula) que levaram os indígenas a perder as suas terras, foram no século XV, a partir da chegada dos portugueses, os quais vieram da Europa com a intenção de colonizar o “novo mundo” e se apropriar de todo tipo de recurso encontrado aqui. Para tal, eles iniciaram seu processo dizimando milhares de indígenas, a princípio, com doenças, como varíola, gripe e sarampo, trazidas de lá, e, depois, por meio da violência e escravidão. Com isso, um enorme número de culturas foram extinguidas, e os grupos que sobraram, (Sem vírgula) afugentavam-se para não serem escravizados, perdendo o acesso a suas próprias regiões. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Mais tarde, nos anos 60, com o processo de urbanização, os indígenas passaram a enfrentar problemas por ação das indústrias hidrelétricas, agropecuárias e mineradoras, que, até hoje, desmatam e utilizam de outros artifícios, como a grilagem e assassinatos, para explorar territórios reservados às tribos, desabrigando e destruindo a existência de milhares. Ainda assim, com a Constituição de 1988, houveram alguns avanços em relação a seus direitos, porém, poucos, levando a permanência da luta indígena por moradia e sobrevivência, atualmente, ameaçada pelo marco temporal. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se, a partir dos fatos destacados, que o STF (Desenvolva a sigla) deve tornar ilegal a tese do marco temporal, porque, (Sem vírgula) ela afeta de forma deveras prejudicial toda a população indígena, representando um retrocesso quanto a seus direitos de moradia, já que permite ainda mais liberdade para ruralistas e garimpeiros tomarem seus territórios. Além do mais, é necessário também, (Sem vírgula) que o governo federal, (Sem vírgula) imponha leis severas contra o desmatamento dessas terras, de modo a acabar com as explorações ilegais. Assim, o país pode passar a entender a importância da história e resistência de seus povos nativos, a fim de tratá-los com o devido respeito. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200