Segundo a Funai – Fundação Nacional do Índio, a teoria do indigenato consiste no fato de que os povos indígenas têm direito aos seus territórios tradicionalmente ocupados, conforme expresso no artigo 231 da Constituição brasileira de 1988. No entanto, no contexto atual, os povos tradicionais – ribeirinhos, quilombolas e, acima de tudo, os indígenas, vêm enfrentando desafios quanto ao direito à terra e invasões em seus territórios. (Truncamento) Configurando, dessa forma, uma anulação ao direito originário perpetrado pela lei maior. Então, essa problemática pode ser respondida por uma legislação rural tendenciosa, da qual a população do campo é a mais prejudicada. Além disso, a sociedade precisa de uma construção educacional voltada para o respeito e responsabilização em reconhecer a importância deles na formação civilizatória. (Reestruture as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, que a falta de uma reforma agrária qualitativa afeta a realidade de vida do índio em territórios onde deveriam existir justiça e reconhecimento de direitos sociais e culturais. Tal negativa pode ser exemplificada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, edificada na volta do rio Xingu (Vírgula) no estado do Pará, a qual prejudicou a zona de habitação e até o modo de sobreviver dessa população, como afirma a jornalista e escritora brasileira Eliane Brum em seus artigos para o jornal EL PAÍS. Logo, se houvesse uma legislação justa, que enquadrasse responsabilidade e efetividade de direitos à sociedade indígena e ativistas sociais não estariam denunciando abusos e ilegalidades de grandes empresas e ações políticas corruptas. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, reconhecer o direito originário de que esta civilização sempre esteve presente na formação da humanidade atual, (Sem vírgula) precisa estar circunstanciada numa educação antropológica e de responsabilização ética. Todavia, no sistema educacional do Brasil não há essa proposta de priorizar disciplinas filosóficas, sociológica e de conteúdo mais reflexivo (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Por isso, a sociedade necessita dessa base pedagógica, a fim de desenvolver conhecimento acerca da vida indígena e, assim, valorizá-los democraticamente.
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, debater sobre o marco temporal é permitir que povos tradicionais tenham o direito sociocultural à terra e que estiveram presente desde a formação civilizatória brasileira. Portanto, o Ministério da Educação – MEC, órgão de caráter inclusivo e de senso pedagógico da nação, propor, por intermédio da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a inclusão de forma obrigatória e prioritária de disciplinas reflexivas, tais como ética, antropologia, direito constitucional e história indígena. Isso deve ajudar a criar uma noção mais clara a respeito do tema discutido, além de proporcionar respeito e democracia justa a todos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |