Durante o Período Colonial brasileiro diversos povos nativos foram expulsos de suas terras pelos portugueses. Atualmente,de maneira análoga, muitos indígenas vêm perdendo direito às suas localidades devido ao chamado “marco temporal” ( projeto que permite a estes povos apenas a reivindicação das áreas já ocupadas em 1988). Desta forma, torna-se evidente que esta ação é extremamente injusta, pois além de não levar em consideração os povos expulsos antes desta data, esta proposta quebra um vínculo emocional e cultural destes grupos com suas regiões. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é válido destacar os diversos motivos pelos quais os povos originários não estavam ocupando suas terras no ano de 1988, como: desmatamento, doenças, falta de recursos, pouca segurança e expulsão… (Ponto final) Assim, torna-se claro que os indígenas não deixaram de ocupar suas terras por vontade própria, mas sim por diversas questões relacionadas à vulnerabilidade social. Deste modo, é inadmissível a continuação da negligência dos órgãos públicos com esta política injusta. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, esta ação não considera a perda cultural dada pela expulsão dos grupos nativos de seus territórios. Segundo o pensador Nildo Lage, a cultura de um povo é seu maior patrimônio. Desta forma torna-se inaceitável a retirada dos indígenas de suas terras, visto que além delas serem consideradas sagradas por estes grupos, elas são essenciais para a manutenção da cultura brasileira. (Abordagem superficial. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a história vivida no Período Colonial não volte a se repetir (Vírgula) são necessárias medidas que visem a reocupação das comunidades nativas às suas propriedades. Assim, o Estado deve elaborar projetos que tenham como objetivo promover a ocupação dos grupos originários às suas áreas de forma pacífica.Logo, tais ações deverão ocorrer com base em debates entre líderes indígenas e sociólogos, e terão como tema principal:” os caminhos reocupação dos povos originários às suas regiões”. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |