É de conhecimento geral que existem certos tipos de terras que são de direito dos povos indígenas. No entanto, certos grupos que possuem interesse nessas terras defendem um projeto na justiça que ameaça o direito à terra dos indígenas. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Chamado de "marco temporal", o projeto defende que indígenas só poderiam reivindicar suas terras caso já estivessem nelas no período em que foi decretada a Constituição de 1988. A principal justificativa de quem defende o "marco temporal" é que no artigo da Constituição (Vírgula) em que se prevê o direito dos indígenas à terra, é usado o tempo verbal presente. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, sabe-se que os indígenas têm direito originário a essas terras, (Sem vírgula) por ocuparem o território antes da criação do Estado brasileiro. O "marco temporal" também ignora a violência que sofreram esses povos ao serem expulsos de suas terras, bem como o fato da importância desses territórios aos povos indígenas (Vírgula) pois eles representam uma forma de conexão com seus antepassados, de proteger sua cultura e também de sobrevivência. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, o reconhecimento da plena cidadania dos indígenas, a fim de que o projeto "marco temporal" seja dissolvido por completo. Também é de extrema importância a alteração do tempo verbal presente no artigo da Constituição que determina o direito dos indígenas à terra, sendo substituído por um tempo mais abrangente. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |