Recentemente, ocorreu uma das maiores manifestações indígenas do Brasil, (Melhore a coesão textual) os protestantes se reuniram em Brasília para defender seus direitos às terras, expondo assim o descaso contra os povos originários e começando um debate acerca do "marco temporal" em todo o país. A problemática está intrinsecamente ligada à cultura e à pobreza de informações sobre o tema. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o filme "Pocahontas" retrata o encontro entre os colonos e os indígenas, de forma a mostrar o "choque" de realidade entre ambos e (Vírgula) posteriormente, os maus-tratos sofridos pelos povos nativos. De forma semelhante, muitos indígenas continuam a sofrer maus-tratos na forma de preconceitos e tendo seus direitos negados (Melhore a apresentação dessa discussão). A utilização do "marco temporal" para predeterminar os direitos de povos indígenas às terras, tem se tornado cada vez mais um fator de segregação, já que muitos agropecuaristas utilizam-se desse decreto para benefícios próprios. Com isso, torna-se urgente uma mudança nesse cenário.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o descaso e a desinformação da população tem suas raízes no período colonial, no qual surgiram as práticas negativas com os os povos originários e também originou-se a segregação da informação. De tal forma, parte da população atual não tem conhecimento acerca dos povos indígenas, mantendo uma visão esteriótipada estereotipada proposta pelo período colonial e (Vírgula) consequentemente, dificultando o debate acerca dos direitos desses povos. Dito isso, é imprescindível melhorar a educação popular, afim a fim de erradicar a problemática. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se (Vírgula) portanto (Vírgula) que, (Sem vírgula) dois grandes causadores do descaso à população indígena são as raízes culturais colonialistas e a desinformação da população. Para que o debate do "Março marco temporal" torne-se se torne positivo para os povos nativos, é necessário que, (Sem vírgula) o Ministério da Educação, através das aulas sociológicas nas escolas, proponha um estudo mais aprofundado do período colonial e da cultura indígena, e que o Ministério da Tecnologia e informação, a partir das redes sociais, divulgue um maior número de informações sobre a problemática. (Truncamento) Culminando (Vírgula) assim, em um cenário no qual os indígenas têm seus direitos garantidos. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |