Marco temporal, um debate de posse além do tempo - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 20/09/2021

Status:

Corrigida
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O filme de animação "Pocahontas", produzido pela Walt Disney Studios, se tornou famoso por retratar em o combate entre europeus e ameríndios pela posse das terras norte americanas, sendo revelado que, enquanto os nativos tentavam proteger sua terra natal, os colonos visavam seus ganhos monetários. Fora da ficção, é procedente afirmar que o mesmo entrave encontrado pelas personagens é similar ao atual debate sobre o marco temporal, ação que dita que ocupantes de terras no período da Constituição federal de 1988 devem ser os únicos reconhecidos, expondo a realidade brasileira de inferiorização do indígena e a ineficácia estatal em manter seus direitos a sua terra, dado que os mesmos  (Use quando houver ideia de igualdade) a ocupam desde o período colonial. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é vital destacar a influência do governo, (Sem vírgula) em prolongar o quadro de discriminação contra o indígena brasileiro. Nesse viés, é complementar o pensamento do sociólogo Karl Marx, que cita como uma das razões primordiais para a existência das desigualdades sociais o fato do sistema capitalista priorizar ganhos monetários em detrimento de valores, submetendo minorias as decisões tomadas por seus superiores, em sua maioria, não interessados no impacto social causado pela sua fonte de renda, tal qual os proprietários de terras interessados nas áreas indígenas para produção comercial. (Delimite e explore com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é fundamental ressaltar o impacto da falta de ações legislativas para a manutenção dos direitos indígenas no geral, dado que, (Sem vírgula) perante a um papel passivo do Estado em defender esse cidadão, ele fica progressivamente mais suscetível a constantes tentativas de violação. A exemplificar, cabe a fala do autor Gilberto Dimenstein, de seu livro “Cidadão de papel”, que diz que as leis brasileiras só se cumprem nos papéis. Essa frase se comprova em análise a própria Constituição federal de 1988, que afirma atos de origem discriminatória como proibidos, conquanto, em observação a um Poder Judiciário que não reconhece a ocupação indígena desde o Brasil colonial, é viável concluir que ainda existem julgamentos de origem intolerante. (Discussão pertinente. Explore com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é substancial que o Estado reconheça a continuidade de um sistema governamental que desfavorece os povos originários. Por conseguinte, é mister o acionamento do Ministério da Cidadania para a criação de um projeto governamental, a ser enviado à Câmara dos Deputados, que objetive, por meio de um programa de cotas nos setores públicos e políticos, uma maior inserção desses povos nas tomadas de decisões do país, assim, criando um cenário menos díspar entre os nativos originários e os demais brasileiros, incentivando que debates, como o marco temporal, levem em maior consideração o valor da vida indígena do que o valor de sua terra. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200