T.H Marshall, (Sem vírgula) afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito. Um deles é o Civil , que conclui que todos têm liberdade e direitos, exemplo o direito à propriedade e de conclusão de contratos. Porém, esse modelo de poder não estar está sendo válido aos indígenas, uma vez que, (Sem vírgula) estão correndo o risco de perderem suas terras para produtores rurais, (Ponto final) Essa causa se dá por dois fatores, insuficiência legislativa e negligência governamental. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto,podemos afirmar que há insuficiência legislativa, visto que a Constituição federal de 1988, garante aos índios seus direitos sobre as terras que ocupam. Porém esse poder estar está ameaçado e milhares de indígenas podem perder suas terras se aprovado a tese do marco temporal. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência governamental intensifica a gravidade do problema, (Ponto final) Para Thomas Hobbies Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. No entanto, tal bem-estar, (Sem vírgula) não estar está sendo honrado, em virtude do governo não estar está fazendo nada para auxiliar os nativos na luta de suas propriedades. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, podemos afirmar que a cidadania aos dos índios está somente no papel. No entanto, para que tal direito seja assegurado a eles, o poder público deverá criar projetos para a valorização dos povos indígenas por meios de debates, para garantir a eles poderes a suas terras, e prevalecer a Constituição de 1988. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |