Num trecho do filme “O abraço da serpente” (2015), retrata-se uma expedição de um antropólogo, com o objetivo secreto de encontrar um vegetal potencializador da exploração da borracha, que pede ajuda de um ingênuo xamã indígena para guiá-lo na floresta Amazônica, evidenciando um exemplo da manipulação e desrespeito sofrido ao longo da história. Sendo assim, é necessária a discussão sobre o marco temporal no Brasil contemporâneo, devido à infração dos direitos dos índios e benefícios ambientais proporcionados por esses povos. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imprescindível entender que os povos indígenas têm seus direitos e cultura violados desde o processo de colonização, suas terras foram tomadas, viraram escravos e muitos foram mortos. Na atualidade essa realidade se mostra menos violenta, mas ainda se faz presente, um exemplo, (Sem vírgula) é o povo Karipuna que perdeu cerca de 10 mil hectares da área homologada desde 1998, devido a ações ilegais de madeireiros em 2017,segundo site do Greenpeace. Portanto, é evidente que esse desrespeito representa um grande risco aos povos originários. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os nativos possuem maior conhecimento a cerca acerca da natureza, seus processos e sua preservação, fator esse que beneficia o meio ambiente, considerando o cenário de aquecimento global enfrentado atualmente (Melhore a apresentação dessa ideia). Segundo o site do Greenpeace, entre os anos 2004 e 2014, as terras indígenas e atividades de conservação desempenharam um papel determinante contra o desmatamento e mudanças climáticas, corroborando a importância da cultura e ações indígenas. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para mitigar os efeitos do marco temporal no Brasil. A Funai (Desenvolva a sigla), junto do Ministério da Justiça, são responsáveis por assegurar os direitos indígenas, e devem através de homologação de terras e garantindo a segurança desses indivíduos (Melhore a construção de sentido), para possam seguir seus modos de vida, cultuar seus deuses e realizar seus rituais. Assim (Vírgula) promovendo a preservação da natureza dos territórios, contribuindo com o meio ambiente e mantendo o respeito aos povos originários, e já não mais os enganando como em “O Abraço da serpente” ou a história da colonização do país. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |