"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Saramago é verificada na questão do debate sobre o marco temporal, visto que os valores indígenas não estão sendo respeitados e sendo destruídos ao longo do tempo. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema em virtude da negligência governamental e da insuficiência de leis. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, em primeira análise, o descuido do governo é um desafio presente no debate sobre marco temporal. É evidente que, (Sem vírgula) as terras indígenas são desvalorizadas para obter construção de lavouras, afetando em toda a sua história indígena, destruindo a floresta local e ocasionando o desmatamento. Assim, é preciso que a negligência governamental deixe de ser cúmplice da desvalorização de povos indígenas. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a insuficiência de leis não entrave no que tange ao problema do debate sobre o marco temporal (Problemas na contrução de sentido). Ademais, as leis não estão sendo cumpridas como devem ser, gerando um descaso na valorização da população indígena (Melhore a apresentação dessa discussão). E assim, o desmatamento dessas áreas sendo mais relevantes e as leis não suscitam o necessário. Assim, é preciso suscitar a insuficiência de leis para a construção social adequada. (Reestruture e explore com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre debate sobre o marco temporal. Para isso, o poder público deve promover pesquisas em áreas indígenas por meio de agentes responsáveis pelas florestas, afim a fim de os dos indígenas terem a preservação de suas terras e retomar com aquelas terras que foram obtidas de forma ilegal. Tal ação pode (Vírgula) ainda, ser investigada pela Polícia Ambiental para realizar investigação adequada. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa cegueira (Vírgula) como defender o Saramago. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |