As terras brasileiras eram ocupadas por diversas tribos indígenas antes mesmo de serem colonizadas por Portugal, isto é um fato e não se pode negar. Hoje em dia o Brasil é um país independente, livre e totalmente miscigenado, porém, algumas questões mal resolvidas sobre a divisão de terras, (Sem vírgula) dos primeiros moradores deste país estão sendo alvo de debates. Mas uma coisa é certa, antes de existir propriedade privada os índios já ocupavam este território. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) A principal questão levantada em debate é que a Constituição brasileira de 1988 reconhece os índios como anfitriões do território nacional, e então as terras deveriam ser devolvidas a eles? Ou apenas a quem estava ocupando as terras a partir do vigor da Constituição? (Reelabore essa discussão) A verdade é que a lei reconhece os índios e sua cultura como pioneiros do território brasileiro, e “pioneiro” não remete à data de 5 de outubro de 1988. (Reestruture. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, como muito bem apresentado em debate, a bancada ruralista (Vírgula) em argumento, diz que os índios poderiam reivindicar até mesmo a praia de copacabana, por serem os primeiros moradores. Entende-se que há dois caminhos de interpretação na lei usada como base para argumentos na disputa de terras, e cada partido escolhe o caminho que mais lhe favorece. (Explore as discussões com produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) O que deve ser levado em consideração é o bom senso, pois a Constituição não cita datas de moradia, e sim “os direitos originários às terras”, entretanto as tribos não podem reivindicar todo o território nacional apenas por serem os primeiros moradores (Reestruture essa ideia). Porém o que não pode ser debatido, (Sem vírgula) é que todo cidadão tem direito à propriedade e a moradia, que não se cumpra o dizer do filósofo Rousseau: “a propriedade privada é a origem da desigualdade” (Vírgula) mas que a propriedade seja o princípio de um lar. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões conforme a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |