redacao originarios ... - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 20/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1500, com o descobrimento do Brasil e ida dos europeus ao Brasil (Melhore a construção dessa ideia), os portugueses tiveram uma uma enorme surpresa ao encontrar povos indígenas onde não imaginavam que existia vida humana. com tudo Contudo, existiram muitos conflitos com a demarcação territorial. Os portugueses invadiram terras indígenas e expulsaram os povos indígenas de suas terras. Com isso, os indígenas vão a rua para lutar por seus direitos. (Não contextualizou o tema conforme o tema proposto)

(Reveja a estratégia coesiva) A demarcaçâo de terras de povos originários (Problemas na coesão textual). Assim é conhecido o povo indígena. Povo que protege.Proteger terras. (Vírgula) crenças, costumes e língua. (Problemas na coesão textual) Que por muito tempo tiveram que lutar por territórios que eram seus por natureza. (Abordagem tangencial)

(Reveja a estratégia coesiva) Um processo de demarcaçâo territorial, onde indígenas afirmam perder suas areàs áreas. O STF (Desenvolva a sigla) stf  (Vírgula) por meio do chamado marco temporal (Vírgula) apresenta uma lei que garante que povos indígenas permaneçam em terras que os pertemcem  pertencem desde o dia 5 de outubro de 1988. (Reelabore as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, os indígenas podem ficar em suas terras com garantia da lei. Mas o processo de demarcação acontece até os dias atuais, mas agora os indígenas tem uma lei para proteger suas terras. Marco temporal: a lei que garante permanência dos indígenas em suas terras. (Reestruture e explore as discussões com coerência)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200