Marco temporal é uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demarcação de terras indígenas, (Sem vírgula) que (Vírgula) se for aprovada, pode impactar cerca de 303 territórios indígenas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Para um primeira análise, deve-se saber que (Vírgula) em 2009, um conflito envolvendo terras indígenas, (Sem vírgula) acabou desencadeando na tese do marco temporal. Era uma ação para decidir a quem pertenceria de direito à terra Indígena Raposa Serra do Sol. Os ministros do STF argumentaram em favor do povo indígena, alegando que eles estavam ocupando aquelas terras em 05 de outubro de 1.988 1988, quando foi promulgada a Constituição federal (CF). (Reestruture. Abordagem limitada do tema)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante disso, a Frente Parlamentar da Agropecuária, mais conhecida como bancada ruralista, defende que somente os povos que já estavam ocupando as terras quando em 05 de outubro de 1988 podem reinvindicá-las. Baseiam-se no verbo "ocupam", no presente, do artigo 231 da (CF): "São reconhecidos aos índios sua organização social, costume, língua, crença e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competendo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar os seus bens". (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, espera-se que o STF leve em consideração que no já mencionado artigo, não se fala em data específica; e que muitos povos indígenas não estavam em suas terras quando foi promulgada a (CF), (Sem vírgula) por terem sido expulsos violentamente ou devido às expansão rural e urbana. Portando (Vírgula) os indígenas que "tradicionalmente ocupam as terras" devem ter as mesmas demarcadas, protegidas, e a União deve fazer respeitar todos os seus bens. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |