Na Constituição federal de 1988, é assegurado o direito dos indígenas acerca da demarcação de suas terras. Entretanto, atualmente, a validação desse direito vem sendo questionada, (Problemas na prodgressão de ideias) tal fato fere os direitos dos povos indígenas, colocando suas vidas em risco ignorando suas raízes e o passado para beneficiar ruralistas. Diante isso, é necessário avaliar as consequências dessa problemática. (Contextualize o tema com mais clareza e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Ante ao exposto, fica claro que o marco temporal afeta de forma direta a vida dos indígenas. No documentário brasileiro “Falas da Terra”, é apresentado uma fração da realidade cotidiana de algumas tribos indígenas, do quais certas vivem isoladas do restante da população. Sendo assim, com o marco temporal muitas dessas tribos seriam expostas a doenças e infecções das quais não tinham contato na mata, (Ponto final) Além disso, seriam arrancadas de suas moradias e de seu modo de viver de forma abrupta e desumana. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, ao ser considerado, o marco temporal ignora o cenário sangrento para com os indígenas no passado, muitos deles eram retirados de seus territórios contra sua vontade, a fim de fugir da violência. Dessa forma, é injusto exigir a presença desses povos em suas terras na data da promulgação da Constituição. O conceito de biopolítica (Vírgula) do filósofo francês Michel Foucault, se aplica a esse caso, onde o Estado governa a favor dos agroempresários, onde eles lucram com o marco temporal, e faz morrer os indígenas que ficarão desamparados e vão ter seus costumes e história gradativamente apagados. (Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) Por conseguinte, é de suma importância medidas para garantir que os direitos dos povos indígenas sejam assegurados como visa a Constituição federal de 1988. Para isso, o Estado deve criar leis para a proteção de terras e dos outros direitos indígenas. Ao desejo de, dessa forma, conseguir que a realidade seja modificada. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |