Um país de todos? - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 20/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 5 da promulgada (Reestruture) Constituição federal de 1988, norma regedora do Brasil, declara que todos – sem que haja qualquer distinção – são iguais perante a lei e possuem o direito à propriedade. No entanto, a realidade dos povos indígenas não condiz com o caput no que tange ao marco temporal, pois a tese limita inconstitucionalmente as terras dessas pessoas em todo o país. Nesse sentido, a atuação do marco temporal ganha força não somente pela falta de representatividade política da população indígena, mas também pela ausência de empatia. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) Logo, em primeira análise, é importante ressaltar que os povos nativos do país não possuem fortes figuras ou em número suficiente que os representem dentro do poder público brasileiro. A esse respeito, o fato histórico do direito ao voto no Brasil ser negado ao grupo indígena por muito tempo, mesmo com a Proclamação da República, demonstra claramente o seu atraso na participação da política brasileira (Reveja se há coerência nessa discussão. Reestruture). Desse modo (Vírgula) a demora da integração do índio nas escolhas de representantes dificulta a eleição de um candidato que os representem, já que é necessário amplo conhecimento do funcionamento das disputas para vencê-las. Nesse viés, enquanto houver falta de representatividade haverá o descumprimento das leis do país. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator para a continuidade do problema é a inexistência de empatia. Acerca disso, Thomas Hobbes, filósofo inglês, diz que o homem é conduzido por seus anseios e vontades (Vírgula) e tais desejos o impedem de viver harmonicamente em sociedade. Assim, percebe-se uma das raízes da aparição de conflitos envolvendo os povos indígenas, uma vez que não há reflexão sobre o direito do próximo, quando governantes objetivam na prosperidade de grupos que os beneficiam e ignoram as necessidades básicas daqueles menos privilegiados. Em vista disso, a ausência de ajuda ao próximo acaba por gerar maiores embates na sociedade brasileira. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para uma caminhada rumo à solução do problema. Para tanto, o Ministério da Educação em parceria com a Funai, órgão responsável pelo monitoramento de políticas educacionais destinadas às pessoas indígenas, devem promover o conhecimento sobre a política brasileira por meio da implantação de projetos em escolas – sobretudo naquelas de aldeias indígenas – os quais debatam e promovam a educação sobre o sistema político e a importância da representatividade no cenário atual, a fim de que os cidadãos indígenas estejam mais inteirados de seus direitos dentro da sociedade. Dessa forma os direitos, proclamados na Constituição Federal, não serão desfrutados somente por parcelas da população brasileira; (Vírgula) mas por todos seus cidadãos. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200