Promulgada em 1988, a Constituição federal brasileira garante a todos o direito à cultura, lazer entre outras coisas. Nesse sentido, o debate sobre o marco temporal torna-se um obstáculo para os indígenas que defendem os seus direitos. Dessa maneira, sem a demarcação, muitos nativos perderá suas identidades e o Brasil, suas florestas. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Mormente, a cultura indígena, em pleno século XXI (Vírgula) está se deteriorando. Nessa perspetiva, no documentário " Ex Pajé ", o curandeiro lamenta a mudança sofrida em sua tribo, onde foi muito importante para curar os doentes,no entanto, hodiernamente não é mais. Sob esse viés,com a expansão da civilização os nativos estão perdendo o seu direito constitucional à cultura e ao seu lazer. Desse modo, como pode privar um povo de vossas crenças ,histórias e tradições? Isso é legalmente permitido? (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a vegetação brasileira está cada vez mais sendo substituída pelo agronegócio. Sob tal ótica, para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer (Dois pontos) " todo homem toma o limite de seu próprio campo de visão, como o limite do mundo". Logo, para o empreendedorismo, infelizmente, o que importa são os lucros e não a grande diversidades da fauna e flora do país que há nos terrenos demarcados. Assim, se nada mudar, mais um pedaço da biodiversidade deixará de existir. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, o marco temporal deverá ser repensado. Portando, cade ao Supremo Tribunal Federal- como órgão responsável por essa tomada de decisão- proibir o marco temporal , isso por meio de uma votação unânime de seus integrantes, a fim de impedir a invasão de terras indígenas. Caso contrário, a cultura de milhares de nativos será erradicada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |