O Espaço Indígena no Brasil. - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 12/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Recentemente, os indígenas têm disputado espaço no território brasileiro. Eles querem reivindicar suas terras, alegando posse de tais quando foi promulgada a Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. (Reestruture as discussões e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Esse acontecimento repercutiu muito, gerando polêmicas. Segundo alguns brasileiros, os indígenas têm direito a mais território. Já outros, como o Presidente da República, Jair Bolsonaro, acham que tais reivindicações podem interferir diretamente no agronegócio, o que pode gerar conflito com agricultores e atrapalhar a produtividade. Os que apoiam os indígenas, (Sem vírgula0 defendem seu ponto de vista, dizendo que a cultura indígena deve ser ampliada cada vez mais em nosso país. (Delimite e explore a discussão com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) As terras reivindicadas pelos indígenas são para que possam desenvolver suas culturas e explorar seus recursos, já que têm enfrentado problemas com a urbanização e a ruralização cada vez mais alarmantes. Eles querem apenas seu território para que possam praticar suas tradições. Além disso, segundo os especialistas, os indígenas podem obter as demarcações de terras não regularizadas. Fato que pode ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal. (Abordagem tangencial)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Em um país em que se combate tanto a desigualdade, o Brasil não está sendo justo com os povos indígenas, pelo menos um boa parte do país. Deve haver espaço para a população indígena, rural e urbana. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


A abordagem do tema está tangencial. Reestruture e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200