A questão histórica da terra - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 11/09/2021

Status:

Corrigida
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A colonização deixou estigmas nos povos indígenas, um dos principais e mais sensível é a perda de território. Por isso (Vírgula) a tese do marco temporal é extremamente polêmica. Essa tese representa um retrocesso na demarcação de terras indígenas, chega a ser racista por, em teoria, tratar todos os casos de forma igual, sendo que são milhares de povos com etnias distintas entre si, e ainda por não considerar o processo histórico de extermínio e espussão dos povos "originários da terra". (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) As primeiras observações são em relação a demarcação de terras que já é um processo burocrático e demorado, com o marco esse processo parece ficar ainda mais desvantajoso para os indígenas aldeiados (Melhore a construção dessa ideia). Se aprovado como lei vai ser mais um ato de violação dos direitos dos povos nativos, já que funcionaria como uma segunda espulssão  expulsão do território que ocupam atualmente de importância geográfica, histórica, cultural e ancestral. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda observação, o marco temporal é uma expressão nítida do racismo presente na estrutura brasileira, pois após quinhentos anos da colonização os direitos indígenas à terra que lhes foram tomadas, (Sem vírgula) ainda são negados. Com a aprovação do marco os processos de demacarção seguiria o padrão adotado na terra indígena Raposa Serra do Sol, o que é generalizante, não levando em conta as particularidades que cada etnia tem com o território que reinvidica. (Melhore a apresentação das discussões) 

(Boa estratégia coesiva) É, portanto, inquestionável que o marco temporal não deve ser usado como parâmetro no reconhecimento de território. Por isso (Vírgula) é preciso uma ação dos líderes indígenas, das ongs ONGs (Desenvolva a sigla) adjunto com a mídia na criação de campanhas publicitárias de não aceitação desse projeto de lei, (Melhore a coesão textual) ainda é necessária a organização de protesto de alcance nacional como o Lutar pela vida. Além disso o Poder Judiciário deve manter a singularidade de cada casos sem generalizações. A fim de que o processo de demarcação de terras indígenas seja ainda mais justo e não colaborativo com a história de tortura e massacre do índio no Brasil, buscando a reparação histórica. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200