A colonização deixou estigmas nos povos indígenas, um dos principais e mais sensível é a perda de território. Por isso (Vírgula) a tese do marco temporal é extremamente polêmica. Essa tese representa um retrocesso na demarcação de terras indígenas, chega a ser racista por, em teoria, tratar todos os casos de forma igual, sendo que são milhares de povos com etnias distintas entre si, e ainda por não considerar o processo histórico de extermínio e espussão dos povos "originários da terra". (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) As primeiras observações são em relação a demarcação de terras que já é um processo burocrático e demorado, com o marco esse processo parece ficar ainda mais desvantajoso para os indígenas aldeiados (Melhore a construção dessa ideia). Se aprovado como lei vai ser mais um ato de violação dos direitos dos povos nativos, já que funcionaria como uma segunda espulssão expulsão do território que ocupam atualmente de importância geográfica, histórica, cultural e ancestral. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda observação, o marco temporal é uma expressão nítida do racismo presente na estrutura brasileira, pois após quinhentos anos da colonização os direitos indígenas à terra que lhes foram tomadas, (Sem vírgula) ainda são negados. Com a aprovação do marco os processos de demacarção seguiria o padrão adotado na terra indígena Raposa Serra do Sol, o que é generalizante, não levando em conta as particularidades que cada etnia tem com o território que reinvidica. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) É, portanto, inquestionável que o marco temporal não deve ser usado como parâmetro no reconhecimento de território. Por isso (Vírgula) é preciso uma ação dos líderes indígenas, das ongs ONGs (Desenvolva a sigla) adjunto com a mídia na criação de campanhas publicitárias de não aceitação desse projeto de lei, (Melhore a coesão textual) ainda é necessária a organização de protesto de alcance nacional como o Lutar pela vida. Além disso o Poder Judiciário deve manter a singularidade de cada casos sem generalizações. A fim de que o processo de demarcação de terras indígenas seja ainda mais justo e não colaborativo com a história de tortura e massacre do índio no Brasil, buscando a reparação histórica. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |