Marco temporal e os povos indígenas. - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 11/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Para criar novas terras indígenas no país, a Funai (Fundação Nacional do Índio), (Sem vírgula) iniciou um processo de identificação e delimitação do território. (Melhore a progressão de ideias) Além disso, os indígenas defendem que têm direito "originário à terra", por estarem aqui antes da criação do Estado brasileiro. Sem data limite, a Frente Parlamentar da Agropecuária, também conhecida como bancada ruralista no Congresso Nacional, ainda defendem que novas terras só podem ser demarcadas para indígenas, (Sem vírgula) que estavam sob o território em disputa em 5 de outubro de 1988. A tese do marco temporal ganhou força em 2017, durante o governo do então presidente Michel Temer, marcada por conflitos entre indígenas e arrozeiros. Além disso, a maneira encontrada pelos ministros do STF (Desenvolva a sigla) para resolver o questão, (Sem vírgula) foi ordenar que a terra pertencia aos indígenas, (Sem vírgula) por já estarem lá quando foi promulgada a Constituição federal. O marco temporal voltou a ser um assunto bastante discutido nos últimos dias, tendo a previsão de votação do Projeto de lei 490. Se for aprovado pela Câmara dos Deputados, a lei contemplará a criação do marco temporal. (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Explore os argumentos com produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 80 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     280


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200