É preciso fazer a lei valer - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 11/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Refletir sobre a política através de aspectos prioritariamente pragmáticos. (Ideias fragmentadas) É realmente difícil, em nossos dias, compartilhar o progresso tecnológico, da simples tradição indígena é inaceitável para a ganância do agronegócio, das mineradoras, dos grileiros (Melhore a construção dessa ideia). O sentido efetivo embutido na forma de evolução tecnológica que vem imperando desde pelo menos a Segunda Guerra Mundial conduz, e interliga-se, indissociavelmente, ao dinheiro e ao aperfeiçoamento constante dos meios de prosperar passe por cima de quem for (Evite esse tipo de construção). Se possível inventam teses. (Truncamento) Porque se a União concedeu aos povos indígenas os direitos originários sobre as terras, no artigo 231 da Constituição do Brasil (Vírgula) no ano de 1988 (Problemas na construção de sentido).Logo, não cabe mais argumentos nem teses. (Truncamento) E sim demarcar e fazer valer a lei. (Truncamento) E não fazer outro projeto de lei para retirar dos índios seus direitos legalmente constituídos. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) As terras indígenas são sagradas para eles. Eles protegem a natureza e amam. A terra é a mãe deles (Evite esse tipo de construção). É diferente o significado para o homem do agronegócio, pois eles tiram dela toda riqueza que puder e depois largam lá os rios secos ou poluídos e a terra infértil ou desertificada. Sem a menor compaixão, com dinheiro no bolso logo procuram outro logar. Os índios não querem outro lugar, querem o seu lugar, aquele que vive com toda memória de seus ancestrais. Esse marco temporal deve ser destruído, queimado e enterrado suas cinzas em um caixão de chumbo para não contaminar a terra.



(Melhore a estratégia coesiva) O marco temporal é injusto, tóxico e explosivo. Não deve de maneira alguma passar. Tem que ser inconstitucional. Porque é. O artigo 231 da Constituição nacional diz isso. Que tipo de Constituição é essa? Pelo bem do país, os direitos indígenas devem ser respeitados. Que são: demarcação, proteção, costumes, língua e tradições. A lei não retroage! O STF deve fazer toda a demarcação e pedir desculpas. Que a força da lei vença a lei da força.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200