No anime “Naruto” – criado pelo mangaká Masashi Kishimoto– a aldeia da areia entrou em guerra com a aldeia da folha para conseguir poder e ganhar terras. Infelizmente, essa narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual o marco temporal se mostra um grave problema. Assim, não só a mentalidade capitalista, como também a má representação midiática intensificam o quadro. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, é indubitável que a mentalidade capitalista é catalisadora para o marco temporal das terras indígenas. Nessa perspectiva, desde a Revolução Industrial, como a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercado em detrimento de valores humanos essenciais. Dessa forma, percebe-se que, (Sem vírgula) o direito de posse de terra pelos primeiros habitantes do país tupiniquim, os índios, é superado pela ganância dos grandes latifundiários modernos, os quais buscam lucro a todo custo, mesmo sabendo que tal postura resultará na perpetuação das dificuldades para manter a cultura indígena viva no Brasil. Deste modo, enquanto os interesses da classe dominante sobrepor o bem social, a sociedade continuará desigual e elitizada. (Excelente discussão. Retomou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se a má representação midiática como propulsora do marco temporal. Conforme Theodor Adorno – sociólogo da escola de Frankfurt– a indústria cultural transforma a cultura em mercadoria, (Sem vírgula) ao invés de proporcionar reflexões que possam transformar o indivíduo e mudar o mundo. Destarte, os meios de comunicação não abordam sobre a importância de preservar as terras dos nativos, pois esse tipo de temática não gera engajamento, consequentemente, não gera rentabilidade financeira, (Sem vírgula) devido à maioria dos telespectadores não acharem relevante esse assunto (Argumento limitado. Reestruture). Logo, com a ausência de representação nas mídias, as reivindicações desse grupo social são banalizadas perante a sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que o Ministério Público crie um projeto de lei que garanta a preservação das terras dos índios, por meio de fiscalização constante, sendo financiado por emenda parlamentar. Espera-se, com essa medida, garantir a solidificação dos direitos dos povos nativos. Ademais, o Ministério da Cultura deve criar campanhas de conscientização sobre a importância do índio na sociedade e os seus direitos, por meio de divulgação nas principais mídias, tais como, (Sem vírgula) Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, a fim de proporcionar visibilidade a esse grupo tão marginalizado. Dessa maneira, diferirá da realidade de “Naruto”. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Reveja o título. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |