O direito a ancestralidade indígena ameaçada - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 10/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A tese chamada marco temporal, apresentada pelo Supremo Tribunal Federal, prevê que os indígenas só podem reivindicar terras caso estivessem presentes no local no dia 5 de outubro de 1988 (Ponto final) Contudo, a tese se isenta diante do fato que povos foram expulsos de suas terras quando a Constituição federal foi declarada (Melhore a construção dessa ideia). Ademais, acaba por abrir uma brecha para terras que já foram demarcadas e podem acabar sendo exigidas pelos ruralistas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro, é importante ressaltar que com a demarcação de terras, além de restabelecer a cultura de um povo (Vírgula) também auxilia na preservação do meio ambiente. De acordo com o site Terras Indígenas no Brasil, cerca de 20% da Amazônia foi desmatada nos últimos 40 anos, já as terras demarcadas, apenas 2,4% de suas florestas foram perdidas. (Explore a discussão apresentada com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em segundo, nem todos os povos indígenas possuem uma demarcação de terra, isso porque muitos ainda estão no processo judiciário e (Vírgula) com a nova tese, podem acabar não tendo o seu reconhecimento, prejudicando o artigo 231 que lhe garante o direito à terra. (Explore mais a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, como forma de proteger o direto dos povos indígenas (Vírgula) é necessário que o Poder Legislativo faça mudanças na tese para que assegure o direto dos indígenas de terem suas terras demarcadas. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200