"Quem dera, ao menos uma vez, que os índios não fossem atacados por serem inocentes.". (Sem ponto final) Essa letra da banda Legião Urbana trata, de forma acrônica, a questão do marco temporal na demarcação de terras indígenas, uma vez que, (Sem vírgula) os direitos à moradia e à manifestação cultural destes povos são negligenciados e o problema é persistente. Desse modo, é imperiosa a análise dos fatores que consolidam este quadro, com foco no estigma temporal e na lógica capitalista. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em princípio, cabe analisar as consequências da colonização sofridas pelos indígenas. Durante o processo de ocupação portuguesa sobre o território recém-descoberto, os povos autóctones ali viventes foram perdendo, cada vez mais, seu espaço de vivência, tal fato traz como consequência a desapropriação de suas terras atualmente (Vírgula) dificultando assim, (Sem vírgula) a sua manifestação cultural e suas práticas de subsistência. Logo, é necessário amenizar estes impactos da colonização. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a priorização dos interesses financeiros é um entrave no que tange à problemática. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo invertidos pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida no debate sobre o marco temporal, já que, (Sem vírgula) proprietários rurais se apropriam de terras indígenas a fim de maximizar seus lucros. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de intervir sobre o imbróglio. Para isso, cabe ao poder público, por meio das verbas da União, a criação de programas sociais que possuam como público alvo os nativos brasileiros (Vírgula) com o objetivo de minimizar os impactos da colonização portuguesa. Paralelamente, é necessário a criação de leis mais eficientes que impeçam a apropriação de terras indígenas por fazendeiros. Dessa forma, os índios terão seus direitos universalizados. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |