Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, o autor utiliza o termo “cegueira branca” para referir-se à nação que finge não enxergar os problemas presentes em seu meio social. Externo à literatura, a sociedade atual vai ao encontro com o exposto por Saramago, uma vez que, no Brasil, o corpo social tem o olhar pouco voltado acerca dos debates sobre o marco temporal. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a falta de empatia social impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é fulcral ressaltar como a negligente ação das entidades estatais perpetua o imbróglio. Nesse sentido, o filósofo contratualista John Locke afirmava, através do cetro social, que é um dever do Estado garantir os direitos de toda a nação, como à segurança. Entretanto, é fato que isso não ocorre efetivamente no Brasil, visto que a falta de amparo para com os povos indígenas em luta contra o marco temporal, a exemplo, escasso apoio em protestos, é alarmante. Consequentemente, os povos indígenas ficam privados dos seus direitos e sem assistência governamental. Desse modo, urge uma mudança dessa postura estatal para bem-estar dos povos originários. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo pontuar a falta de empatia dos brasileiros como prorrogadora do empecilho. Nessa lógica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman disserta em sua obra “Cegueira moral” acerca da população que vive em tempos de modernidade líquida, no qual a indiferença ao próximo é habitual. Sob tal ótica, é notório que a liquidez citada por Bauman está presente na sociedade hodierna, tendo em vista o comportamento indiferente da nação, no que diz respeito à falta de empatia com a população indígena, por exemplo a violência. Logo, é indubitável a reversão dessa conjuntura nefasta para garantir a proteção dos indivíduos. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se importante a criação de medidas para conter os impactos do marco temporal no cenário brasileiro. Para isso, o Estado, no papel da Fundação Nacional do Índio – FUNAI-, órgão responsável por proteger e promover os direitos dos povos indígenas no país, a fim de garantir os cumprimentos dos direitos dos índios, deve criar projetos, por meio da criação de grupos de apoio do governo, que ajudem tais sujeitos a lutarem por seus direitos. Ademais, cabe ao governo federal, com o objetivo de garantir a segurança e integridade indígena, criar grupos de segurança, através da convocação de policiais militares para vigiarem manifestações e locais de habitação. Destarte, não haverá debates sobre o marco temporal e o Brasil se afastará da sociedade de Saramago. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |