luta pelos direitos - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 10/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, o autor utiliza o termo “cegueira branca” para referir-se à nação que finge não enxergar os problemas presentes em seu meio social. Externo à literatura, a sociedade atual vai ao encontro com o exposto por Saramago, uma vez que, no Brasil, o corpo social tem o olhar pouco voltado acerca dos debates sobre o marco temporal. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a falta de empatia social impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é fulcral ressaltar como a negligente ação das entidades estatais perpetua o imbróglio. Nesse sentido, o filósofo contratualista John Locke afirmava, através do cetro social, que é um dever do Estado garantir os direitos de toda a nação, como à segurança. Entretanto, é fato que isso não ocorre efetivamente no Brasil, visto que a falta de amparo para com os povos indígenas em luta contra o marco temporal, a exemplo, escasso apoio em protestos, é alarmante. Consequentemente, os povos indígenas ficam privados dos seus direitos e sem assistência governamental. Desse modo, urge uma mudança dessa postura estatal para bem-estar dos povos originários. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo pontuar a falta de empatia dos brasileiros como prorrogadora do empecilho. Nessa lógica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman disserta em sua obra “Cegueira moral” acerca da população que vive em tempos de modernidade líquida, no qual a indiferença ao próximo é habitual. Sob tal ótica, é notório que a liquidez citada por Bauman está presente na sociedade hodierna, tendo em vista o comportamento indiferente da nação, no que diz respeito à falta de empatia com população indígena, por exemplo a violência. Logo, é indubitável a reversão dessa conjuntura nefasta para garantir a proteção dos indivíduos. (Explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se importante a criação de medidas para conter os impactos do marco temporal no cenário brasileiro. Para isso, o Estado, no papel da Fundação Nacional do Índio – FUNAI-, órgão responsável por proteger e promover os direitos dos povos indígenas no país, a fim de garantir os cumprimentos dos direitos dos índios, deve criar projetos, por meio da criação de grupos de apoio do governo, que ajudem tais sujeitos a lutarem por seus direitos. Ademais, cabe ao governo federal, com o objetivo de garantir a segurança e integridade indígena, criar grupos de segurança, através da convocação de policiais militares para vigiarem manifestações e locais de habitação. Destarte, não haverá debates sobre o marco temporal e o Brasil se afastará da sociedade de Saramago. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200