O marco temporal vem a ser uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF), que defende que os indígenas têm direito de reivindicar apenas territórios que já eram ocupados por seu povoado desde o dia em que entrou em vigor a Constituição brasileira, 05 de outubro de 1988. Assunto esse que gera debates, uma vez que existem mais de um grupo envolvido no caso – povos originários e ruralistas divididos em lados opostos. Divisão essa que se dá pelo fato de que se o marco temporal for favorável ao segundo grupo, o primeiro perderá o direito sob suas terras. (Melhore a contextualização do tema)
(Reveja a estratégia coesiva) Contudo, há uma problemática no tema abordado. Em 2009, o STF votou a favor das comunidades nativas, porém no artigo 231 da Constituição, lemos (Evite ideia de primeira pessoa): “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”. Sendo assim, após a decisão que favorecia os nativos, estabeleceu-se que somente os territórios ocupados até o ano de 1988 podem ser reivindicados por tais. A Defensoria Pública da União (DPU) não concorda com essa interpretação, considerando que não existe menção de datas no artigo citado. Os povos em questão estão contra a tese, pois antepassados já habitavam o território brasileiro muito antes de seu “descobrimento”; em Brasília, mais de 6 mil indígenas manifestam-se no acampamento "Luta pela Vida", criado e batizado pelos manifestantes. (Reestruture. Abordagem superficial)
(Reveja a estratégia coesiva) É indiscutível que os fatos beneficiam os agricultores e suas atividades, uma vez que (Vírgula) tendo permissão para uso dessas áreas, certamente as usarão para expandir as produções, (Ponto final) Entretanto, é de conhecimento geral que para se ter estrutura para esses processos, o local possivelmente enfrentará queimadas, desmatamento, sem contar a exploração das matérias-primas, do solo etc. Com isso, além de impactar o meio ambiente, desabrigará centenas de famílias das tribos que perderam seu terreno. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, as providências a serem tomadas pelo STF afetarão diretamente mais de um fator dentro do país como um todo, podendo atingir a economia, bem-estar populacional, entre outros, (Ponto final) Ademais (Vírgula) a luta pela liberdade desses originários não para, já que, observando o cenário atual, percebe-se que essa é apenas uma das injustiças enfrentadas; movimentos de apoio podem vir não apenas de quem faz parte dessa comunidade, mas sim da sociedade como um todo. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |