Será mesmo um problema ou só faltar de debate entre as partes - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 10/09/2021

Status:

Corrigida
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De acordo com a Declaração Universal do Direitos Humanos, todos os indivíduos são iguais em direitos. Entretanto, os indígenas (Vírgula) na sociedade atual (Vírgula) não estão tendo esse direito (Melhore a construção dessa ideia), (Sem vírgula) por não poderem realizar a reivindicação das suas terras. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture) Desde que foi promulgada a Constituição federal, em 2009 1988. Nessa perspectiva, percebe-se que a causa desse problema é a falta de debate sobre o assunto em questão e a privatização do território indígena. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, observa-se que há uma carência na comunicação entre órgãos do governo nacional e líderes indígenas e apoiadores. Dessa forma, essa população acaba sendo prejudicada com a perda d direito as suas terras (Melhore essa construção), que só podem reivindicadas, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), as quais eles já estavam habitando no dia 5 de outubro de 1988. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o marco temporal tem sido uma forma de privatizar cada vez mais a vida desses indivíduos. Além de dificulta a vida dessas pessoas torna o Brasil um país sem cultura indígena, ou seja, causa a perda de costumes e traduções desse povo. (Truncamento) Visto que, seja um problema para sociedade o governo deve realizar (Problemas na construção de sentido), de maneira mais clara e regular, conversas com essa população (Melhore a construção dessa ideia).

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo federal - órgãos responsável pelo bem-estar da população - tome providências para amenizar o quadro atual. Por meio do Poder Lesgilativo a criação de uma lei, posta em debate no Supremo Tribunal, que possa garantir o direito aos indígenas a reivindicação de sua terra atual de maneira que não afete o restante da população brasileira. Dessa maneira, o Brasil será um país à no qual todo indivíduo terá seus direitos respeitados. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Melhore a progressão de ideias. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200