De acordo com a Declaração Universal do Direitos Humanos, todos os indivíduos são iguais em direitos. Entretanto, os indígenas (Vírgula) na sociedade atual (Vírgula) não estão tendo esse direito (Melhore a construção dessa ideia), (Sem vírgula) por não poderem realizar a reivindicação das suas terras. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture) Desde que foi promulgada a Constituição federal, em 2009 1988. Nessa perspectiva, percebe-se que a causa desse problema é a falta de debate sobre o assunto em questão e a privatização do território indígena. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, observa-se que há uma carência na comunicação entre órgãos do governo nacional e líderes indígenas e apoiadores. Dessa forma, essa população acaba sendo prejudicada com a perda d direito as suas terras (Melhore essa construção), que só podem reivindicadas, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), as quais eles já estavam habitando no dia 5 de outubro de 1988. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o marco temporal tem sido uma forma de privatizar cada vez mais a vida desses indivíduos. Além de dificulta a vida dessas pessoas torna o Brasil um país sem cultura indígena, ou seja, causa a perda de costumes e traduções desse povo. (Truncamento) Visto que, seja um problema para sociedade o governo deve realizar (Problemas na construção de sentido), de maneira mais clara e regular, conversas com essa população (Melhore a construção dessa ideia).
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo federal - órgãos responsável pelo bem-estar da população - tome providências para amenizar o quadro atual. Por meio do Poder Lesgilativo a criação de uma lei, posta em debate no Supremo Tribunal, que possa garantir o direito aos indígenas a reivindicação de sua terra atual de maneira que não afete o restante da população brasileira. Dessa maneira, o Brasil será um país à no qual todo indivíduo terá seus direitos respeitados. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Melhore a progressão de ideias. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |