Demarcação de Terras Indígenas -CSeS - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 10/09/2021

Status:

Corrigida
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De acordo com o iluminista e contratualista Jean Jacques Rousseau , a desigualdade social é derivada do acúmulo desordenado de propriedade privada ,ou melhor, da concentração de muitas terras nas mãos de poucos . E ,para que haja uma minimização desses efeitos ,é necessário a intervenção de um governo democrático .No entanto, hodiernamente , apesar do Brasil ser um país constitucionalmente democrático , não ocorre a distribuição fundiária de maneira devida .Exemplificando,o déficit da União na efetividade das demarcações de terras indígenas ;TI. (Truncamento de ideias) Podendo ser evitada com a intensificação do debate sobre o marco temporal, proporcionado pelas mídias sociais e principalmente pelo governo. (Reestruture as discussões iniciais. Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) É indubitável que os veículos midiáticos possibilitam uma maior propagação informativa ,através da Indústria Cultural ,apontada pela escola de Frankfurt como uma das principais fontes de influência em uma corporação social .Uma vez que , (Sem vírgula) este conhecimento populacional sobre as relevantes questões de demarcações das terras dos povos originários ,torna possível o aumento do interesse na comunidade brasileira sobre a importância afetiva desses solos para esses povos , e em contrapartida, as possíveis privatizações propostas indiretamente pelo marco temporal (Melhore a construção dessa ideia).Na qual (Reveja a estratégia coesiva),por conseguinte,inibiriam a conservação ecológica ambiental e climática, conferidas voluntariamente pelos nativos . 

(Boa estratégia coesiva) Ademais,é assegurado pela Constituição vigente a não desapropriação de território indígenas . Contudo, os interesses econômicos sobressaem o respeito à preservação deste patrimônio ,impedindo o pleno cumprimento destes direitos (Ideias fragmentadas).Visto que, (Sem vírgula) esta negligência governamental impede a conservação da cultura e até mesmo de rituais dos aborígenes. Dando evasão para redução populacional destes povos, derivadas do etnocídio ,já ocorrido no início da colonização brasileira com a chegada dos europeus,oque o que gerenciou a migração desta corporação espalhada ,a priori, no litoral , para as atuais regiões norte e centro-oeste do país . (Melhore a progressão de ideias)Sendo que ,apesar do INCRA ser o Instituto Nacional De Reforma Agrária , nunca houve de fato uma reforma fundiária no Brasil. (Melhore a progressão de ideias) Prejudicando desta forma as esferas mais baixas da sociedade , e principalmente os seus primeiros habitantes; (Dois pontos) os índios. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que ocorra uma maior intensificação do debate sobe o marco temporal no território brasileiro, é indissociável a colaboração midiática na propagação sobre a importância desta temática no ambiente social , através dos principais canais de comunicações atuais ,por meio de campanhas expositivas , com o objetivo de reprimir o ostracismo intelectual da população sobre o respectivo assunto, e a ressignificação destes espaços . Embora, (Sem vírgula) sendo essas ainda medidas paliativas, é imprescindível a efetivação moral do Estado ,através do Ministério da Justiça , por meio de políticas públicas que viabilizem a habitação, proteção e conservação ambiental ,concedendo aos "filhos da terra "a garantia desse direito .E inobstante a isto, os emblemáticos apontamentos deixados por Rousseau poderão ser reduzidos.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Melhore a progressão de ideias para que as discussões sejam desenvolvidas com clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200