Debate sobre o Marco Temporal - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 10/09/2021

Status:

Corrigida
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O debate sobre o marco temporal é um assunto que está trazendo uma grande discordância, (Ponto final) Por um lado (Vírgula) estão os povos indígenas que buscam defender suas terras e sua cultura e (Vírgula) por outro lado (Vírgula) está a bancada ruralista e instituições ligadas à agropecuária que defendem o movimento. O chamado marco temporal teve início em 2009, (Sem vírgula) quando o STF (Supremo Tribunal Federal) teve que tomar uma decisão em relação a um conflito por terras que estava ocorrendo entre indígenas e produtores de arroz. A decisão tomada foi a favor dos povos indígenas e seu motivo foi o fato de que os povos originários se encontravam na região em 5 de outubro 1988, data em que foi promulgada a Constituição brasileira. Porém esta iniciativa deu abertura para que outros conflitos fossem resolvidos com o mesmo raciocínio. (Reestruture as discussões e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Esta ação se deu pelo Supremo Tribunal Federal, que defende que os povos indígenas podem reivindicar somente as terras ocupadas por eles em 5 de outubro de 1988, com base no artigo 231 da Constituição, onde temos como responsabilidades dos indígenas demarcá-las, protegê-las e fazer respeitar todos os seus bens, e como direitos reconhecimento de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições. Porém esta ação pode ser arbitrária, pois não defende as terras que estes povos perderam para a urbanização, expansão da agricultura, em conflitos ou em morte por doenças da época. Essas terras são uma forma de sobrevivência destes povos diante da vida urbana e rural, sem comentar o fato de que são uma forma de conexão com antepassados e proteção de sua cultura. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Melhore a estratégia coesiva) Uma forma de resolver estes conflitos seria a criação de uma nova lei que apoiasse a permanência e demarcação dos povos nestas terras. O marco temporal é uma demonstração de uso da interpretação da Constituição para resolução de conflitos. Caso o Supremo Tribunal Federal aprovasse uma nova lei que fosse capaz de especificar a demarcação das terras indígenas, a discordância em relação ao marco temporal teria fim e os conflitos seriam resolvidos com maior confiabilidade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200