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Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 10/09/2021

Status:

Corrigida
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A partir da chegada dos europeus em 1942, a vida das populações originárias foi radicalmente afetada, resultando em um grande genocídio que dizimou povos e culturas por completo. Nesse contexto (Vírgula) a situação indígena no Brasil configura um grave problema em virtude de demarcações e aumento do clima de instabilidade. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, em primeiro plano, que pela Constituição, (Sem vírgula) as terras indígenas são bens da União, e que tem por obrigação promover a demarcação desses territórios em favor de seus habitantes tradicionais. A Constituição deu prazo até o ano de1993 para que fossem demarcadas todas as terras, mas de acordo com o site, (Sem vírgula) Brasil de fato, há mais de trezentos territórios que se encontram em situação jurídica indefinida. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é que os povos indígenas são os principais responsáveis por evitar a degradação dos biomas brasileiros, portanto, são aliados naturais da preservação ambiental. Sabe-se que o agronegócio é uma atividade lucrativa e que ocupa expressivas propriedades de terras, mas que trás  traz muitos impactos ambientais, tais como: contaminação do ar, solo, (Sem vírgula) e desmatamento (Apresente dados). Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) referenda o chamado "marco temporal", os agropecuários tomarão de conta das terras (Vírgula) ocasionando o aumento do clima de instabilidade.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que os indígenas tenham seus espaços valorizadas no contexto brasileiro, medidas precisam ser tomadas. Cabe ao governo acabar com o marco temporal, demarcar terras indígenas e garantir sua preservação por meio de uma, (Sem vírgula) fiscalização coerente. Desse modo, espera-se que o problema seja resolvido. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200