Durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, o líder indígena Ailton Krenak fez um célebre discurso na intenção de que fosse incluída uma emenda a favor dos direitos indígenas na Constituição de 1988; e assim foi feito (Evite esse tipo de construção). Ao pintar seu rosto com tinta preta durante o ato, Ailton representava a luta de seu povo por respeito na sociedade brasileira. Infelizmente, a atual discussão acerca do marco temporal, ocasionada pela ambiguidade do artigo 231 na Constituição, traz, ao invés desse, disputas e controvérsias entre indígenas e ruralistas. (Muito bem. Contextualizou o tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Ao ser incluído na Constituição de 1988, o artigo 231, que trata dos direitos indígenas, afirma que "são reconhecidos aos índios (...) os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens". Nesse sentido, as terras pertencentes à a eles deveriam ser preservadas, mas ao tratar do assunto de forma vaga, (Sem vírgula) o documento trouxe uma "brecha" em relação às mesmas. É fato que, como primeiros habitantes do Brasil, esses povos merecem seus espaços, mas o debate conflita em torno de quais, e quantos, devem pertencer a eles,. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Reveja o conectivo mais adequado) Logo, o que se vê é a criação de um impasse entre povos originários e a indústria agrícola, onde não se é possível chegar a um acordo e os principais prejudicados se tornam os indígenas, que acabam tendo suas terras invadidas e suas comunidades rechaçadas, como analisam os dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) onde, apenas em 2020, 97 dessas áreas foram invadidas pelo setor agrícola, com a intenção de usufruírem delas. (Evite parágrafos frasais. Reestruture as discussões. Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, o debate acerca do marco temporal parece estar longe da conclusão, por isso são necessárias medidas que o tragam para o centro da sociedade e impeçam a violência que o cerca. Assim, o governo, através da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve criar cartilhas de distribuição e palestras com foco no assunto, a fim de informar e criar na população senso crítico do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). De outra maneira, ONGs (Desenvolva a sigla) indígenas que lutam pela proteção das comunidades devem realizar campanhas online que conscientizem e chamem a atenção da população quanto ao que elas sofrem, com o intuito de pressionar as autoridades governamentais no cumprimento ao direito das mesmas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |