A luta constante vivenciada pelos povos indígenas. - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 05/09/2021

Status:

Corrigida
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Embora a Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) assegure em seu artigo(231°) o direito originário sobre as terras  tradicionalmente ocupadas por nativos. (Truncamento de períodos. Reformule) Tal prerrogativa não está sendo respeitada na prática quando se observa a tese do marco temporal, que estabelece que só poderão solicitar  demarcações os indígenas que habitavam a área requerida na data da promulgação da  magna-carta Magna Carta. É evidente, (Sem vírgula) que esse panorama tem como origem inquestionável o interesse das instituições ligadas à agropecuária que validam essa violação de direitos. Assim, não só as raízes históricas, como também a mentalidade capitalista sustentam esse panorama nocivo. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido ressaltar a luta histórica vivenciada pelos indígenas. Antes da colonização os índios viviam em harmonia em suas comunidades, mas com a chegada portugueses as aldeias indígenas tiveram que lutar constantemente pela preservação de seu território e de sua cultura. Atualmente (Vírgula)  quando observamos o cenário de tal parcela da população indubitavelmente, podemos afirmar, (Sem vírgula) que as lutas vivenciadas pelos povos nativos, infelizmente, ainda são as mesmas.  No documentário "falas da terra" é são apresentados depoimentos dos povos originários que expressam a luta pela vida, pela cultura e pelos seus direitos. Sob esse viés, é evidente como diversos obstáculos ainda estão presentes na história dos nativos e na construção de uma sociedade igualitária. (Explore o argumento com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, podemos observar como a mentalidade capitalista solidifica a luta por terras dos povos indígenas. No Brasil podemos destacar grandes extensões de terras dedicadas à agropecuária, bem como, (Sem vírgula) o interesse dos  latifundiários  em ampliarem seus territórios. Dessa forma, as terras indígenas são cada vez mais ameaçadas e pressionadas pela invasão do agronegócio. "De acordo com Cláudio Mazzili, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vivemos em uma sociedade classista e hierarquizada em função do capital, na qual se instaura a lógica da discriminação e não a desejada inclusão social. Esse pensamento permite estabelecer um paralelo com a precária condição dos povos originários no Brasil, que apesar de estarem inseridos em um novo contexto histórico ainda são oprimidos pelo poder do capitalismo e excluídos socialmente. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, urge ao governo federal (Vírgula) através da Fundação Nacional do Índio(FUNAI) (Vírgula) garantir de forma justa os direitos indígenas, e preservar a cultura e o território dos povos nativos,  a fim de que seus costumes, tradições e preservação da fauna e flora sejam passados para as próximas gerações. Além disso, torna-se necessária, (Sem vírgula) a suspensão da tese do marco temporal  para que índios possam conviver de forma segura sem a invasão do agronegócio em seus territórios. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da demarcação temporal de terras garantidas aos povos indígenas e será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação de elementos elencados na Magna Carta. (Faltou apresentar o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200