Embora a Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) assegure em seu artigo(231°) o direito originário sobre as terras tradicionalmente ocupadas por nativos. (Truncamento de períodos. Reformule) Tal prerrogativa não está sendo respeitada na prática quando se observa a tese do marco temporal, que estabelece que só poderão solicitar demarcações os indígenas que habitavam a área requerida na data da promulgação da magna-carta Magna Carta. É evidente, (Sem vírgula) que esse panorama tem como origem inquestionável o interesse das instituições ligadas à agropecuária que validam essa violação de direitos. Assim, não só as raízes históricas, como também a mentalidade capitalista sustentam esse panorama nocivo. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido ressaltar a luta histórica vivenciada pelos indígenas. Antes da colonização os índios viviam em harmonia em suas comunidades, mas com a chegada portugueses as aldeias indígenas tiveram que lutar constantemente pela preservação de seu território e de sua cultura. Atualmente (Vírgula) quando observamos o cenário de tal parcela da população indubitavelmente, podemos afirmar, (Sem vírgula) que as lutas vivenciadas pelos povos nativos, infelizmente, ainda são as mesmas. No documentário "falas da terra" é são apresentados depoimentos dos povos originários que expressam a luta pela vida, pela cultura e pelos seus direitos. Sob esse viés, é evidente como diversos obstáculos ainda estão presentes na história dos nativos e na construção de uma sociedade igualitária. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, podemos observar como a mentalidade capitalista solidifica a luta por terras dos povos indígenas. No Brasil podemos destacar grandes extensões de terras dedicadas à agropecuária, bem como, (Sem vírgula) o interesse dos latifundiários em ampliarem seus territórios. Dessa forma, as terras indígenas são cada vez mais ameaçadas e pressionadas pela invasão do agronegócio. "De acordo com Cláudio Mazzili, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vivemos em uma sociedade classista e hierarquizada em função do capital, na qual se instaura a lógica da discriminação e não a desejada inclusão social. Esse pensamento permite estabelecer um paralelo com a precária condição dos povos originários no Brasil, que apesar de estarem inseridos em um novo contexto histórico ainda são oprimidos pelo poder do capitalismo e excluídos socialmente. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, urge ao governo federal (Vírgula) através da Fundação Nacional do Índio(FUNAI) (Vírgula) garantir de forma justa os direitos indígenas, e preservar a cultura e o território dos povos nativos, a fim de que seus costumes, tradições e preservação da fauna e flora sejam passados para as próximas gerações. Além disso, torna-se necessária, (Sem vírgula) a suspensão da tese do marco temporal para que índios possam conviver de forma segura sem a invasão do agronegócio em seus territórios. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da demarcação temporal de terras garantidas aos povos indígenas e será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação de elementos elencados na Magna Carta. (Faltou apresentar o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |