RECUPERAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 05/09/2021

Status:

Corrigida
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Depois em que se passaram tantos anos, os indígenas voltaram a querer ter suas terras que lhe foram tiradas à  há mais de anos, completando quase que uma década. (Não contextualizou o tema. Reformule e apresente a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Várias dessas pessoas se reuniram para que consigam recuperar suas terras de volta, por mais difícil que seja, eles querem sim ter novamente o que os pertence. Algumas pesquisas realizadas (Especifique-as) informam que os ministros estão tentando recuperar de volta essas terras para que possam entregar aos antigos proprietários sem que haja um conflito maior. Com base em alguns documentos da Constituição federal os originários têm o direito de pegar as terras em que ocupavam em determinado período antes que fossem criados essas novas leis. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Melhore a estratégia coesiva) Provavelmente esses povos irão conseguir suas terras novamente se agirmos conforme as novas leis determinadas pela Constituição e pelo STF ​​​​​​​(Desenvolva a sigla).

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200