Depois em que se passaram tantos anos, os indígenas voltaram a querer ter suas terras que lhe foram tiradas à há mais de anos, completando quase que uma década. (Não contextualizou o tema. Reformule e apresente a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Várias dessas pessoas se reuniram para que consigam recuperar suas terras de volta, por mais difícil que seja, eles querem sim ter novamente o que os pertence. Algumas pesquisas realizadas (Especifique-as) informam que os ministros estão tentando recuperar de volta essas terras para que possam entregar aos antigos proprietários sem que haja um conflito maior. Com base em alguns documentos da Constituição federal os originários têm o direito de pegar as terras em que ocupavam em determinado período antes que fossem criados essas novas leis. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Provavelmente esses povos irão conseguir suas terras novamente se agirmos conforme as novas leis determinadas pela Constituição e pelo STF (Desenvolva a sigla).
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |