Redação 21 ( G.D ) - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 04/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As Nações Unidas têm como função estabelecer o direito à livre expressão de seus costumes e ocupação do espaço territorial originalmente ocupado pelos povos indígenas ao longo da história, seja no Brasil e no mundo. Ao contrário do que se espera, atualmente, o debate sobre o marco temporal vai de encontro com o determinado pela União, visto que o Superior Tribunal Federal (STF) propõem a direito dos índios apenas a ocupação das terras aos  das quais já residiam a partir de 5 de outubro de 1988 em promulgação da Carta Magna. Acerca disso, faz-se imprescindível uma análise, haja vista que os índios têm significativa relevância para a formação da identidade brasileira e são merecedores do direito à ocupação de seus territórios. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário ressaltar a importância que os povos nativos, primeiros habitantes das terras (Vírgula) aos  a qual quais hoje se chama Brasil (Vírgula) têm para a constituição da população brasileira acerca do debate do marco temporal. Sob essa ótica, em clássicos da literatura contemporânea, a exemplo o livro “Iracema” (Vírgula) do autor José de Alencar, no qual retrata a história de uma índia de mesmo nome da obra que (Vírgula) ao se relacionar com um homem branco colonizador (Vírgula)marca o início da história da formação do Brasil ao dar luz ao considerado primeiro brasileiro, (Ponto final) Reforça por meio de sua leitura o valor dos povos indígenas, de sua cultura e costumes como inerentes à formação do Brasil atual e para a caracterização do cidadão brasileiro naturalizado. Por meio disso, é notório os impasses referente ao debate do marco temporal no que tange a negligenciação do direitos indígenas como cidadão ao inibir a ocupação de territórios civilizados por seus antepassados. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é mister que, de acordo com o Artigo de número 5 (Vírgula) da mesma Constituição federal, é inalienável a todo e qualquer cidadão brasileiro o direito à saúde, educação e moradia (Vírgula) independente de sua raça, gênero ou etnia. Com base nisso, sendo também membros constituintes da sociedade e que compõem a identidade do país, é inconstitucional e arbitrário, haja vista que os direitos estabelecidos pelo artigo promove-se se promovem de forma indispensável e igual por toda a nação. Logo, medidas a fim de reverter os percalços acerca desta temática são de suma necessidade constitucional. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se viés  (Reveja a seleção lexical) ações intervencionistas com o propósito de amenizar os efeitos que permeiam a questão do debate do marco temporal. Destarte, cabe à União das Nações Unidas - órgão de atuação a caráter mundial responsável por colocar em práticas o estabelecido pelos Direitos Humanos - encaminhar, por meio de uma resolução, uma atualização do marco temporal ao Superior Tribunal Federal ao qual determine de direito dos povos nativos a ocupação dos territórios cuja civilização já presidia antes mesmo de 1988 a fim de que esta parcela populacional garanta os direitos que lhe são inalienáveis. Outrossim, cabe ao Ministério das Comunicações realizar uma campanha de caráter nacional a fim de levar a conhecimento dos brasileiros esta questão do marco temporal e a relevância da pauta indígena para a identidade do país por meio das redes televisivas. Em suma, promover-se-á uma sociedade que valoriza suas raízes. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200