São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. O texto é do artigo 231 da Constituição do Brasil. Que tipo de Constituição é essa que volta atrás? Afinal, ela é ou não é o farol que guia uma nação? (Evite esse tipo de construção. Formule a tese e contextualize o tema com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) O presidente Jair Bolsonaro, (Sem vírgula) fala que, (Sem vírgula) os índios têm terras demais e índios de menos. E é verdade! (Evite esse tipo de construção) Segundo dados publicados pela Funai (Desenvolva a sigla), a população indígena (Vírgula) em 1500 (Vírgula) era de aproximadamente 3.000.000 habitantes divididos entre 1.000 povos diferentes, sendo que aproximadamente 2.000.000 estavam estabelecidos no litoral do país e 1.000.000 no interior. No último Censo, foram contabilizados 896,9 mil. 521 anos se passaram e a população indígena diminuiu? O que aconteceu? Ninguém fala nada? Por que ao invés do soberano do país se preocupar com o tamanho das terras indígenas, ele não se preocupa com o tamanho da população? Não seria mais justo e mais humano? (Evite esse tipo de construção. Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) A União está (Vírgula) de fato, protegendo, respeitando e demarcando como manda a Constituição no artigo 231, os direitos desses povos? Óbvio que não. Pelo contrário, faz igual os invasores do Brasil. Tomando suas terras, suas identidades e suas vidas. Eles não tomam as terras de ninguém. Não invadem terras, não derrubam e nem queimam as florestas. Pelo contrário, protegem, cuidam e amam a natureza. Precisa e merece viver em paz e feliz. (Abordagem tangencial do tema. Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Fica claro, diante do exposto, que cabe ao STF, (Superior Tribunal Federal), decidir de maneira justa e para sempre (Melhore a apresentação dessa ideia). Que se faça as demarcações das terras sagradas. Que esse Marco Temporal seja inconstitucional. E que ninguém nunca mais se atreva a desrespeitar os direitos constitucionais dos povos indígenas. Eles nos legaram esse país. As terras demarcadas para os índios nunca serão despesas ou prejuízos, serão lucros incalculáveis com uma maravilhosa natureza preservada, protegida e forte. (Melhore o encadeamento textual)
Comentários do corretor
Abordagem tangencial do tema. Reestruture as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 360 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |