Marco Temporal: direitos igualitários - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 03/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A disputa por territórios entre indígenas e outros povos vem ocorrendo desde o período colonial, quando os europeus tomaram as terras dos nativos (índios), extraindo suas riquezas. Atualmente, os indígenas invadem territórios alheios a fim de se estabelecerem (Reveja essa informação). Com isso, o marco temporal - que estabelece que só poderão solicitar demarcações os povos que comprovarem que habitavam a área desde a data de promulgação da Constituição federal, (5 de outubro de 1988) - assunto em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF) (Vírgula) visa amenizar tais disputas, pois uma série de medidas devem ser tomadas a fim de promover direitos igualitários para ambas as partes. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) As demarcações das terras indígenas - cujo objetivo é garantir os direitos indígenas à terra - criado pelos órgãos governamentais, estão sendo desrespeitadas devido a uma série de invasões, tanto por parte dos índios, quanto pela parte de outras etnias às terras pertencentes aos indígenas. Embora os povos indígenas tenham passado por grandes dificuldades oriundas da colonização do Brasil e exploração de suas terras, e serem muito importantes para a história do Brasil, é dever de todos - índios, brancos, negros, etc. - respeitarem o espaço uns dos outros, a fim de garantir uma sociedade mais justa e igualitária. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) O STF deve aprovar o marco temporal, a fim de organizar a sociedade, encaminhando novas áreas de demarcação de terras indígenas para aqueles que não conseguirem comprovar a ocupação desde a data declarada, promovendo punições para aqueles que desrespeitarem as regras e invadirem terrenos alheios, promovendo o equilíbrio dos direitos, tanto dos povos indígenas, os quais tem direitos à terra, quanto dos outros povos, os quais lutam para conseguirem o sustento de suas famílias através de seu pedaço de terra. (Evite períodos longos. A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas com mais clareza e produtividade. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200