[Sem título] - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 03/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A promulgação da Constituição federal (Vírgula) em de 05 de Outubro de 1988 (Vírgula) foi uma grande vitória da sociedade civil, sendo reconhecida como Constituição cidadã, mas deixou pontos vagos do povo indigena. O que precisa para ser reconhecido como índio? Como ganhar terra do Estado? (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Para ser considerado cidadão brasileiro basicamente basta nascer em território brasileiro e o índio? Precisa de forma mais elaborada como: auto-declaração autodeclaração, consciência e reconhecimento do grupo a que pertence como índigena (Vírgula) tendo a Funai (Desenvolva a sigla) como instituição protetora. (Cuidado com a abordagem tangencial. Reestruture)

(Reveja a estratégia coesiva) O grupo indígena pode requisitar a Funai um território, farão todo esforço possível para encaminhamento de criação de uma nova terra índigena. Há uma proposta sensata no Congresso Nacional de "Marco Temporal das terras Índigenas indigínas" que é o ponto exato que pode ser reconhecido o território índigena essa estratégia evita que um dia a tribo ou a que vier sugir por exemplo, resolva pedir a praia de Copacabana porque lá foram enterrados seus ancestrais. (Reelabore a discussão apresentada)

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) Devido ao tipo de reconhecimento do indígena como autodeclaração a proteção da Funai e visando o interesse da Constituição federal a melhor alternativa é o marco temporal (Vírgula) com isso evitando a implosão das garantias constitucionais. 

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas na construção de sentido. Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     360


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200