No início do século 16 os portugueses chegaram ao Brasil, dando entrada há a uma grande exploração dos recursos naturais e genocídio do povo indígena. Tal acontecimento promovem grandes problemas até os dias de hoje, por exemplo, desrespeito com o marco temporal e interiorização deste povo. E isto acontece devido à lacuna legislativa e preconceito. (Reestruture as discussões iniciais)
(Reveja a estratégia coesiva) Vale ressaltar , (Sem vírgula) que o Brasil não cumpre com o que está previsto na lei no que tange aos direitos dos povos indígenas. Segundo a Constituição federal de 1988 (Vírgula) no artigo 231, prevê que povos originários têm garantia de organização social ,costumes, língua ,crença, tradições e direitos da terra que ocupam. No entanto ,o que está previsto na Carta Magna infelizmente não está acontecendo, visto que , (Sem vírgula) as demarcações de terras são constantemente respeitadas e sofrem com o desmatamento provocado por latifundiários. Logo, é necessário mudar essa situação. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o desrespeito com os indígenas está presente na sociedade brasileira. De acordo com o sociólogo Franz Boas, as culturas devem ser relativizadas sem tomar uma como certa, e isso para que não ocorra preconceito com outro. Entretanto, não é o que passa com os povos indígenas (Ponto final) No Brasil sua cultura é vista como inferior e é violada pelos outros brasileiros. Então é urgente que seja respeitado os costumes dos índios. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a lei seja cumprida e o preconceito não faça parte da realidade brasileira (Vírgula) é necessário que o governo federal, (Sem vírgula) crie delegacias para receber denúncias de violações do marco temporal e desrespeito aos costumes e crenças dos povos indígenas (Reveja essa ideia). Isso será feito por meio de financiamento público e apoio da mídia. (Ideias fragmentadas) Para que assim a Constituição seja cumprida. Também é previsto que seja divulgada a cultura indígena nas escolas e veículos de comunicação. Somente assim será possível que o acontecido no século 16 fique no passado . (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |