O Brasil não foi descoberto, ele foi invadido. Esse país não tem 521 anos, não se pode invisibilizar os nossos ancestrais que nos legaram este país. A história conta que, quando as caravelas portuguesas aportaram em águas tupiniquim em 22 abril de 1500, cá estavam os índios, que, eles logo, trataram de denominar de selvagens. E assim nasceu o Brasil. Do coração dos indígenas inocentes e das mãos de europeus exploradores, escravizadores e assassinos. Essas terras tinham donos! A nação indígena brasileira. E ninguém poderá contestar. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) A nossa (Evite ideia de primeira pessoa) Constituição federal reconheceu direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam os índios, (Ponto final) Demarcar consiste em atestar a ocupação dos índios como circunstância anterior à demarcação. Por que mudar agora? Que tipo de direito se dá e se toma? Segundo o Código Penal, a lei não retroage. Por interesse espúrio de quem, querem tomar um direito dado por Deus e pela Constituição dos homens? Esses cidadãos são agredidos, violados, invadidos, mortos e roubados por garimpeiros, fazendeiros, grileiros etc. Eles não são os carrascos são as vítimas. Onde está a justiça que não responde? (Reestruture as discussões apresentadas)
(Reveja a estratégia coesiva) O governo Jair Bolsonaro é favorável à tese do “marco temporal” e, desde que assumiu o poder, estacionou os processos de demarcação de terras. Os indígenas são contra a tese e argumentam que o critério pode levar, inclusive, à revogação de demarcações que já existem. Não se faz justiça com injustiça. As terras são deles, não se pode tomar. 521 anos de violações, desrespeito e negligência. Não está na hora de parar? (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que nessa guerra desproporcional e desumana quem mais perde é o Brasil. Porque a natureza é o bem mais valioso do planeta (Evite esse tipo de construção). E os guardiões da natureza sabem cuidar, amar e acima de tudo preservar. Será o maior erro da justiça tirar das mãos de quem protege para colocar nas de quem degrada, destrói e mata a natureza. O Brasil é enorme! Que as pessoas que querem se apropriar indevidamente das terras sagradas. Que procurem outras. As terras indígenas de ser. Inegociável, intransferível e inviolável. Deixar as terras com os indígenas é um direito e um dever do Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |