De acordo com a Constituição brasileira de 1988, as terras e costumes indígenas devem ser preservados e demarcados como patrimônio brasileiro, (Ponto final) Entretanto, a bancada dos ruralistas propuseram um projeto de lei chamado "Marco Temporal", em que terras não habitadas até a promulgação da Constituição vigente devem ser demarcadas. Tal atitude evidencia o processo histórico colonizador do Brasil, bem como não preserva a cultura originária do país. Por isso, torna-se extremamente necessário debater acerca do marco temporal. (Formule a tese com mais clareza)
(Reveja a estratégia coesiva) Analisando à luz da história, percebe-se a semelhança entre o projeto de lei e o período de colonização no Brasil. Os portugueses, ao chegarem, além de invadir as terras, oprimiram os povos indígenas, (Sem vírgula) através de escravidão, exterminação e cristianização forçada. Hoje, a bancada ruralista age como os portugueses, retirando dos povos indígenas seu direito à terra e reparação histórica pelo passado tão obscuro. Assim, vemos a história se repetindo mais uma vez, e como sempre oprimindo as minorias. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as tribos originárias carregam consigo grande parte da cultura brasileira, seja através da culinária, religião, dança ou costumes. Ao retirar essas terras, remover-se-á essa riqueza cultural do país, assim como exterminaria ligações indígenas com os seus antepassados. Dessa forma, cuidar e preservar a cultura indígena é cuidar também da cultura brasileira como um todo. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, para impedir a promulgação desse projeto de lei, torna-se necessário a união da população brasileira, através de abaixo-assinados e manifestações pacíficas, intituladas como "NÃO AO MARCO TEMPORAL", que podem ser feitas virtualmente (pelas mídias sociais e hasthags) ou presencialmente (Vírgula) se possível. Tal solução, (Sem vírgula) causará pressão nos órgãos governamentais que desistirão de aprovar a lei. Com isso, será possível proteger a população indígena de maneira efetiva, como prevê a Constituição brasileira. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |