Tentativa Número ??? - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 02/09/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) assegura que é dever do Estado demarcar, proteger e resguardar os bens do território indígena. Entretanto, no período atual, muitas terra indígenas estão sendo requeridas por ruralistas com o conceito de marco temporal, que busca retirar da posse indígena as terras que não estavam sendo ocupadas por eles em 1988. Desse modo, mostra-se necessário discorrer sobre a importância da terra para os nativos, e como a ganância dos produtores rurais põe em risco o direito desses povos. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é preciso salientar a importância do local para os povos nativos. No conceito de materialismo histórico de Karl Marx, as condições concretas da existência interferem profundamente na consciência social. Sob tal ótica, percebe-se a grande importância do território indígena para esses povos, uma vez que grande parte de sua história e cultura se fazem presentes nesses locais, formando a consciência social dos nativos desse território. Logo, o território indígena adquire um valor inestimável para seu povo e a manutenção de sua cultura, e torna altamente prejudicial perdê-lo. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Além disso Segundamente, no entanto, a busca por maior quantidade de lucro do agronegócio coloca em risco a defesa do território indígena. Desde 1500 (Vírgula) com a chegado dos portugueses, os povos nativos foram sendo expulsos de suas terras seja para a extração, seja para a construção de grandes fazendas. Na contemporaneidade, infelizmente, os povos indígenas estão correndo o mesmo risco que seus antepassados, já que os produtores rurais, que buscam cada vez mais a expansão de área para a agricultura e criação de gado, estão inteiramente interessados em se apropriar das terras indígenas para a obtenção de mais lucro, não se importando com as questões sociais presentes nesses locais. Nesse sentido, medidas devem ser tomadas para que os povos indígenas não percam suas terras para esses produtores devido ao marco temporal. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal deve, por meio das instituições legais, garantir que as terras indígenas não sejam tomadas pelo agronegócio, com o objetivo de manter o território e, assim, a consciência social dos povos nativos. Outrossim, o Ministério da Economia - órgão responsável pela economia do país- deve, por intermédio de verbas pública, investir em novas tecnologias para que a agropecuária aumente a produção sem a necessidade de expandir a área territorial, com o intuito de amenizar o impasse da tomada de terras nativas e o marco temporal. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200