A Constituição de 1988 garantiu aos indígenas o direito original a terra que ocupam, (Sem vírgula) para dar continuidade histórica e territorial a parte identidade étnica nacional. Apesar disso, os índios convivem com diversas problemáticas, sendo uma delas, (Sem vírgula) a questão da demarcação de terras, convivendo com a marginalização e a violência. Diante desse contexto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, entre tantos conflitos territoriais, que os aborígenes só poderão reivindicar sobre terras ocupadas antes da Constituição, tornando-se necessário analisar as consequências dessa resolução. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é importante destacar que os indígenas possuem uma relação diferente com a terra em que habitam, ultrapassando o sentido político de determinação da área geográfica. Isso porque, (Sem vírgula) a terra relaciona-se com a identidade de uma tribo, assim como seus deuses, crenças e os rituais realizados para garantir, segundo a história dessas etnias, o ciclo e a força da natureza. A exemplo disso, está o acidente do Boeing 1907 de repercussão nacional devido à quantidade de mortos, e que repercutiu diretamente na vida da tribo Kayapó, pois os índios alegaram que a área se tornou casa de espíritos (Reestruture essa discusão). Logo, é interessante perceber a relação de respeito e ligação com a terra que os nativos preservam. Além, é claro, da importância dessas áreas para a manutenção de seus modos de vida tradicionais, saberes e expressões culturais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é interessante ressaltar que desde o período da colonização muitas etnias indígenas estão fora de seu território, (Ponto final) Isso acontece, na maioria das vezes, por conflitos territoriais com ruralistas e agricultores. Esse fato dificulta ainda mais a comprovação do direito dos descendentes das primeiras tribos indígenas a suas terras, intensificando o número de indígenas obrigados a habitar moradias precárias em periferias no espaço urbano, e refletindo diretamente na representatividade desses povos para a história nacional. Além de tudo, os conflitos históricos entre indígenas e fazendeiros são marcados por muita violência, poluição e desmatamento, comprovando que (Vírgula) apesar da existência de órgãos como a FUNAI (Desenvolva a sigla), os nativos nunca foram verdadeiramente representados, a riqueza de sua identidade nunca foi admirada, mesmo o Brasil possuindo mais de 300 etnias diferentes. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) A par das considerações feitas, cabe refletir se o marco temporal é a melhor alternativa para garantir aos indígenas seu direito a terra e aos demais cidadãos brasileiros a segurança jurídica ao direito de propriedade privada. (Melhore a progressão de ideias) Uma vez que essas etnias, descendentes daqueles anteriores à invasão e à colonização estão dentro de seu direito de dar continuidade a sua identidade étnica, e o que melhoraria consideravelmente os conflitos entre indígenas e ruralistas. Entretanto, dois pontos devem ser levantados, (Dois pontos) primeiro, qual será o critério de comprovação das tribos sobre o direito a terra, diante do fato de que os saberes e todo seu conhecimento é passado pela fala, entre gerações, (Ponto e vírgula) e segundo, analisar a veracidade do direito dos grandes proprietários de terra no Brasil aos territórios. Em suma, a FUNAI pode realizar um trabalho de identidade territorial juntamente ao INCRA (Desenvolva a sigla), órgão responsável pelas reformas agrárias no Brasil. Por efeito, todos os cidadãos sentir-se-ão representados. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |