Marco temporal segundo os indígenas defendem o direito originário á terra por estarem aqui antes da criação do estado brasileiro (Reestruture a ideia). O marco temporal também ignoraria os povos que foram expulsos de suas terras sob violência ou devido à expansão rural e urbana dos brancos, pelo desmatamento ou mortos por proliferação de doenças quando a Constituição federal foi promulgada. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Em 2009 (Vírgula) o STF (Desenvolva a sigla) teve que resolver os conflitos dos indígenas com produtores de arroz que disputavam pela terra indígena Raposa Serra do Sal. No artigo 231 da Constituição diz que são reconhecidos pelos índios sua organização social pelos seus costumes, línguas, tradições, crenças, direitos originários sobre a terra e proteger e fazer respeitar todos os seus bens. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Levando em conta que o marco temporal defende apenas as terras que fossem julgadas da mesma maneira. (Problemas na construção de sentido. Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Melhore a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |