Os povos indígenas vêm realizando diversas manifestações e entrando com processos judiciários para conseguirem reivindicar a terra que são deles por direito. Estes problemas vêm ocorrendo desde a Constituição de 1988, e ao passar dos anos, (Sem vírgula) vem se agravando cada vez mais por causa do avanço das regiões urbanas e dos fazendeiros. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Com a expansão dos grandes centros urbanos, o desmatamento e a queima das florestas para a criação de pastos por meio dos fazendeiros, (Problemas na progressão de ideias) os indígenas acabaram perdendo suas terras. Sem considerar os problemas ambientais causados pelo homem, que tornou algumas dessas terras inviáveis para o sustendo das famílias indígenas. (Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) Com o avanço do desmatamento, as terras indígenas se tornaram um refúgio. Em muitos casos, elas se tornaram um meio de proteção para a fauna e a flora em estado de extinção. Essas terras não servem apenas como moradia e sustendo dos indígenas, mas como meio de proteção de diversas espécies de plantas, árvores e animais. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a demarcação de terras utilizando o marco temporal é falho. A nova demarcação deve ser feita analisando os diversos problemas que os povos passaram. A quantidade de terras perdidas por conta do avanço da cidade e do desmatamento devem ser colocadas em questão. A única solução é devolver a mesma quantidade de terras que eles perderam e criar leis que impedem que eles as percam novamente. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |