''No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Esse trecho de Carlos Drummond de Andrade exemplifica bem o marco temporal aqui no Brasil, visto que é mesmo uma pedra para a sociedade indígena. Estão tentando tirar as terras dos índios, onde ali estão situadas suas famílias, moradias e também onde nessas terras os índios exploram seus recursos naturais e desenvolvem suas culturas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, o marco temporal é uma ação no Supremo Tribunal Federal ( STF ) onde defendem os direitos indígenas (Reveja essa informação). Isso já existe desde do o dia 05 de outubro 1988 (Vírgula) dia que entrou em vigor a Constituição brasileira que reivindicam as terras indígenas (Problemas na estrutura sintática. Reformule). Além disso, os índios precisam dessas terras para ter onde plantar seus alimentos para poderem sobreviver, porque sem essas terras eles não vão ter como desenvolver suas culturas. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Do mesmo modo, a Funai ( Fundação Nacional do Índio ) inicia um processo de identificação do território indígena que com isso será, (Sem vírgula) aprovada uma criação da nova terra indígena no Brasil (Reformule essa ideia). Os índios defendem que têm direito '' originário à terra " por estarem aqui antes da criação do estado brasileiro, com isso os povos indígenas terão que lutar por suas terras e pela sua cultura. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Justiça devem tomar providências para acabar de vez com essa situação que está causando um grande transtorno na sociedade indígena. Só assim, os índios teram terão paz e suas terras por direito.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |