Considerando a Constituição brasileira de 1988, percebe-se que todos os indígenas possuem direito originário sobre as terras tradicionalmente ocupadas. Desse modo, cabe ao poder público demarcar e proteger esse território. Contudo, contrapondo-se a esse fato, está a atual realidade da população indígena, já que, (Sem vírgula) o marco temporal (Vírgula) apresentado pelo Supremo Tribunal Federal, representa um debate atual que pode restringir o direito dos povos indígenas sobre suas terras. Assim, o marco temporal desencadeou uma discussão entre indígenas e ruralistas que disputam pela demarcação das terras. Com isso, é válido realçar as causas e as consequências- especialmente para os índios brasileiros - quanto a proposta na demarcação de terras. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva (Vírgula) acerca do debate do marco temporal, é válido retomar a origem de tal ação. O Brasil apresenta (Vírgula) em sua história, diversos eventos de intrigas, (Sem vírgula) devido à demarcação de territórios, envolvendo indígenas e proprietários rurais. Decorrente a um desses conflitos, iniciou-se o debate do marco temporal. Assim, embora os povos indígenas representem grande importância para a história e para a cultura nacional, o direito previsto pela Constituição de 1988, (Sem vírgula) torna-se meramente teórico, (Sem vírgula) ao estabelecer datas sobre o processo territorial indígena. Esse contexto exemplifica o conceito de "cidadão de papel" proposto por Gilberto Dimenstein, já que, (Sem vírgula) o direito à terra da população indígena permanece inerte no papel. Diante disso, é visível que o marco temporal converte-se em um empecilho no cumprimento da Constituição. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a essa ineficácia exposta, vale ressaltar que, (Sem vírgula) a expulsão dos povos indígenas de sua área, (Sem vírgula) representa uma perda cultural, e uma afronta aos direitos desses cidadãos. É de extrema importância que se conserve os povos pioneiros do país (Melhore a construção dessa ideia). Entretanto, o marco temporal atua como uma forma de concentração de terras, por parte dos proprietários rurais, gerando assim, (Sem vírgula) a exclusão dos grupos já existentes no local. Tal atitude segregacionista, (Sem vírgula) contraria o "Espaço público" de Hannah Arendt, já que, (Sem vírgula) não há a inclusão desse povo na teia social. Desse modo, é evidente que o debate sobre o marco temporal demonstra a existência de fatores que irão prejudicar as comunidades indígenas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas são essenciais para que o debate acerca do marco temporal possa considerar a parte prejudicada e, principalmente, que possa garantir os direitos indígenas previstos na Constituição. Para isso compete ao Supremo Tribunal Federal reavaliar tal medida, juntamente com a Fundação Nacional do Índio, e garantir que os índios tenham seus direitos resguardados, a fim de que haja a preservação e a fiscalização eficiente das áreas delimitadas por esses povos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. A ideias precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |