Marco temporal e suas consequências - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 02/09/2021

Status:

Corrigida
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Desde a chegada dos europeus no Brasil, há séculos, povos indígenas precisam lutar por direitos em terras que originalmente eram suas. No contexto atual, esses povos ainda precisam disputar e proteger suas terras, que para eles representam importante significado histórico e cultural, de fazendeiros e empresários, que procuram (Vírgula) a todo custo, explorar e desgastar a natureza brasileira. O debate sobre o marco temporal, projeto que pode dificultar a distribuição de propriedades indígenas, torna-se urgente pelas consequências que o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) pode afligir à todo o país. (Formule a tese com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) À vista disso, sabe-se que a disputa entre indígenas e ruralistas se estende há anos, causando destruição e mortes em massa, principalmente de índios. Ainda que a Constituição brasileira assegure aos indígenas diversos direitos, inclusive o de manterem suas terras, modo de vida e tradições, agricultores que almejam a exploração desses territórios insistem na interpretação errônea do Artigo 231, afirmando que novas terras só podem ser demarcadas para nativos que estavam sob a propriedade em disputa em 1988, o que exclui nações nômades e pode inviabilizar a reinvindicação social e cultural dos povos naturais. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, se o projeto do marco temporal for reconhecido no plenário do Supremo Tribunal Federal, a demarcação de terras estará mais próxima do favorecimento, especialmente, à de produtores rurais, o que poderia agravar também a situação ambiental do país, considerando que o desmatamento, as emissões de gases-estufa e a contaminação de águas e solos, (Sem vírgula) são alguns dos impactos causados pela produção agrícola. Isto posto, é importante parafrasear a situação com a fala do cacique Cirilo, da aldeia Mbya Guarani: "A terra é nossa vida, a terra é nossa mãe, que foi agredida pelos não-indígenas que só querem fazer dinheiro e não pensam pela vida...". (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é necessário que o Poder Legislativo promova a fiscalização e criação de projetos de lei que efetivem a distribuição justa de terras nacionais, não excluindo povos nativos que são constantemente violados no país. Esses projetos deverão ser votados visando cessar o extermínio de indígenas na luta por suas terras, assim como proteger a fauna e flora brasileira de explorações contínuas do setor agrícola. Dessa forma, será possível amenizar os problemas das disputas de territórios indígenas e suas consequências no país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200