Em tempos atuais, a suprema corte brasileira tem levantado a discussão sobre a demarcação de terras no país, através da discussão do marco temporal. No entanto, tal ideia apresentada trata-se de um duro golpe do Estado nos povos indígenas do Brasil, já que essa prevê desvantagens (Cite exemplos) no que diz respeito às terras dessas populações já tão segregadas. Sendo assim, torna-se necessário analisar os alicerces que sustentam essa ideia, e reanalisar a situação dos indígenas brasileiros e sua relação com o estado nacional. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante salientar que a disputa entre povos indígenas e ruralistas no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre terras já se vem por alguns anos (Reestruture. Construção confusa). Isso ocorre por diversos fatores, entre eles pelos interesses da bancada ruralista em conquistar mais terras. Já que ao ter mais terras, (Sem vírgula) a produtividade do campo aumentaria, consequentemente elevando o lucro. Contudo, nesse cenário, os indígenas que seriam os prejudicados, pois além de já serem desfavorecidos pela contínuo processo de urbanização, perderiam acesso a mais terras, podendo iniciar, a partir desse ponto (Vírgula) o deterionamento da cultura e história dessas populações, ameaçando até mesmo as suas futuras gerações. (Delimite e explore as discussões com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, por mais que o processo de urbanização no Brasil e o surgimento das cidades já tenha afetado a sociedade indígenas até aqui, é importante o entendimento de que os povos indígenas foram os primeiros habitantes do território do atual Brasil, estando por essas terras muitos séculos antes da promulgação da Constituição nacional de 1988, por esse motivo devem ser respeitados. Tendo isso em vista, percebe-se que a ideia do marco temporal é uma nítida sabotagem da bancada ruralista que já tem o seu espaço no país, mas visa atrapalhar ainda mais o desenvolvimento das comunidades indígenas, visando o lucro e, consequentemente, o desmanche dessa população no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, por tanto portanto, que esse entrave entre índios e ruralistas precisa ser resolvido na suprema corte brasileira o quanto antes. Em paralelo a isso, o governo brasileiro, através do Ministério da Agricultura e com auxílio do Congresso Nacional, deve promover ações que combatam a injustiça contra as populações indígenas, por meio de alterações na legislação brasileira. A fim de moldar o posicionamento da Constituição de 1988 a cerca acerca dos indígenas, posteriormente até ampliando o espaço desses povos no discurso da carta magna.
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtivdade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |