O marco da dignidade - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 02/09/2021

Status:

Corrigida
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No século XIX, surgiu nos Estados Unidos em  um fenômeno conhecido como "Marcha para o oeste", em que, movidos por ideais etnocêntricos e interesses econômicos, cidadãos americanos ocuparam terras e dizimaram populações indígenas. Nessa perspectiva, no Brasil, o debate sobre o marco temporal surge como uma grave ameaça à população nativa e à sociedade brasileira como um todo, uma vez que a sanção desse projeto põe em risco a dignidade humana dos povos indígenas e contribui para o agravo de problemas ambientais. Diante disso, é fundamental analisar os fatores que fazem dessa problemática uma realidade. (Boa contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o reconhecimento pleno das terras indígenas é fundamental para a manutenção da dignidade dos povos nativos. Nesse sentido, o Iluminismo desenvolveu, no século XVIII, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que estabeleceu que todos os cidadãos fazem jus a condições dignas de subsistência. Todavia, não há como se obter a qualidade de vida defendida pelos iluministas quando não se tem acesso à terra, já que o marco temporal, na prática, suprime o direito de muitos indígenas ocuparem territórios originais (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse contexto, não é razoável que o Brasil, embora almeje ser um país desenvolvido, continue a negligenciar as necessidades fundamentais dessa parcela da população. (Explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é de conhecimento público e notório, bem como empiricamente comprovado, o fato de que a sanção do marco temporal interessa aos grandes produtores do agronegócio. Nesse cenário, o agravamento de problemas ambientais ligados ao desmatamento representa uma das maiores preocupações da sociedade. Nessa conjuntura, segundo dados da ONG WWF Brasil, a expansão da fronteira agrícola foi responsável pelo aumento de aproximadamente 20% no desmatamento da região amazônica na última década. Logo, mais do que prejudicar os povos indígenas, o marco temporal, ao beneficiar os interesses agrícolas, compromete a preservação de ecossistemas e biomas importantes a nível nacional. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente a necessidade de que o Ministério da Agricultura implemente um projeto de expansão da fronteira agrícola fora de áreas de preservação ambiental e em territórios adjacentes às demarcações indígenas. Por meio de parcerias com a Funai (Desenvolva a sigla) e o Ministério do Meio Ambiente, o projeto deverá contemplar estudos técnicos e científicos com pareceres de profissionais como, por exemplo, ambientalistas, engenheiros e autoridades locais para que a produção agrícola seja ampliada sem que haja comprometimento da ocupação nativa e da preservação ambiental. Dessa forma, a dignidade da população indígena será respeitada e o meio ambiente poderá ser conservado. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Os argumentos precisam ser explorados com mais produtivdade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200